Reunião do MEC discute ampliação da oferta da educação profissional e tecnológica nas redes estaduais de ensino.
Em nome da ação transformadora da educação, o Ministério da Educação promove o 4º Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica. A abertura do evento aconteceu na terça-feira, 26 de novembro, e continuará até quinta-feira (28), em paralelo com a 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Além de discutir o futuro do ensino técnico no país, o evento tem como um de seus objetivos, melhorar o aprendizado de jovens e adultos que buscam desenvolver suas habilidades e competências em diferentes áreas, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento da economia brasileira. Participam do evento representantes de 26 estados brasileiros e de mais de 200 instituições federais de ensino técnico que oferecem cursos de educação profissional e tecnológica. Esta é uma oportunidade inédita para a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas, com o objetivo de fortalecer a rede de instituições e gerar resultados positivos para a educação brasileira.
Parcerias Estratégicas para o Futuro da Educação
O objetivo é dinamizar a expansão da oferta de vagas na educação profissional e tecnológica, conjugando-se com o Programa Escola em Tempo Integral. Nesse contexto, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destaca a conjunção entre o Ministério da Educação e as redes de ensino: ‘A retomada de programas emblemáticos para o país, como a articulação da EPT ao Escola em Tempo Integral e o Profuncionário, são políticas decisivas para os estados. Esperamos que esse encontro possibilite novas perspectivas e tragamos avanços significativos para políticas nacionais, com foco em inovação, inclusão e sustentabilidade, conforme o tema do nosso evento’.
Na linha da secretária de Educação Básica da pasta, Kátia Schweickardt, o trabalho sistemático de adoção para a educação básica é um dos compromissos desta gestão.’O que precisamos é de vontade política e comprometimento, e isso nós temos. Agora, em frente ao desafio, temos o desafio de investir ainda mais na educação integral do ensino básico e na inclusão de mais mulheres na ciência e tecnologia’, enfatizou. O representante do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Allan Kardec Benitez, também integrou a mesa de abertura. Logo após a solenidade, teve início a primeira palestra do encontro, intitulada ‘A Política da Escola em Tempo Integral: impactos do fomento na educação integral aos estados’. O tema foi abordado pela coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Raquel Franzin, com mediação do diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Claudio Alex Jorge.
Integração – O evento conta com a participação de gestores do ensino médio articulado à EPT e articuladores do Programa Escola em Tempo Integral nas redes de ensino, além de representantes das secretarias de educação e de ciência e tecnologia. A programação segue com discussões de temas estruturantes do ensino técnico, por meio da apresentação de estudos e pesquisas sobre o estado atual das políticas de valorização e fomento dessa modalidade de ensino. Semana Nacional – A 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica tem uma programação extensa e irá até o dia 28 de novembro, com diversas atividades gratuitas e abertas ao público. Confira a programação completa. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo