ouça este conteúdo
Em três anos, a fornecedora CBMM planeja aumentar em quase dez vezes a receita de suas baterias para ônibus elétricos com recarga ultrarrápida.
Publicidade A principal fornecedora global de produtos de nióbio, a CBMM, deu início nesta quarta-feira (19) aos testes de um protótipo de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio, em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o crescimento do faturamento nos próximos anos, conforme relatado por executivos à Reuters. A expectativa é de um aumento significativo no faturamento do negócio de baterias nos próximos anos, chegando a US$ 100 milhões em 2026, um salto considerável em relação aos US$ 11 milhões registrados em 2023.
Minerais como o nióbio desempenham um papel fundamental na indústria de tecnologia, sendo essenciais para o desenvolvimento de novas soluções, como as baterias de íons de lítio. A CBMM, empresa controlada pela família Moreira Salles, está focada em impulsionar a inovação e o crescimento, apostando em tecnologias de recarga rápida como principal impulsionador de seu sucesso. Em uma videoconferência, o gerente-executivo comercial da divisão de baterias da CBMM, Rodrigo Amado, destacou a importância dessas tecnologias para o futuro do setor.
CBMM: Fornecedora Global de Produtos de Nióbio
O fornecimento de minerais de nióbio para a siderurgia continua sendo a principal atividade da CBMM, uma empresa que está sempre em busca de inovação. Com um foco crescente em baterias, a divisão de tecnologia da companhia promete revolucionar o mercado.
Protótipo de Ônibus Elétrico com Tecnologia de Nióbio
O lançamento dos testes do protótipo na planta industrial da CBMM em Araxá (MG) marca um avanço significativo na indústria. Com a capacidade de recarga ultrarrápida, esse ônibus elétrico promete mudar a forma como nos deslocamos.
A bateria desenvolvida com a adição de nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio é uma inovação que promete uma vida útil muito superior às baterias convencionais. Além disso, a tecnologia NTO permite uma operação mais eficiente e segura, com redução no consumo de energia.
A parceria entre a CBMM, a Toshiba e a Volkswagen tem impulsionado o desenvolvimento dessa tecnologia. O gerente-executivo de baterias da CBMM, Rogério Ribas, destaca a importância de demonstrar a tecnologia em casos reais, como a adaptação do ônibus para acomodar essa nova tecnologia.
O ônibus, equipado com packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, tem uma autonomia estimada que atende perfeitamente às demandas urbanas. Com capacidade para rodar diariamente numa rota fixa, o ônibus fornecerá dados valiosos para futuras melhorias e comercialização.
O protótipo de ônibus elétrico da CBMM, configurado sobre um chassi de 18 toneladas, é um exemplo do compromisso da empresa com a inovação e sustentabilidade. Com a tecnologia de nióbio impulsionando essa iniciativa, o futuro da mobilidade urbana promete ser mais eficiente e ecológico.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo