Pretitas da Fê: bonecas de pano e feltro que celebram a cultura afro-brasileira, promovendo representatividade e identidade negra.
A empreendedora Fernanda Domingos, 35 anos, descobriu no artesanato uma forma de complementar sua renda enquanto cursava pedagogia. Como mãe solo de três meninas, ela precisava encontrar uma maneira de equilibrar as despesas da faculdade e criar um futuro melhor para suas filhas. Foi assim que surgiu a Pretitas da Fê, uma marca que celebra a cultura negra e se tornou um sucesso.
Hoje, Fernanda é uma empresária e fundadora de uma marca que vai muito além da produção de chaveiros. Ela também é criadora de bonecas e jogos que promovem a diversidade e a inclusão. Com oficinas e workshops, Fernanda compartilha seu conhecimento e inspira outras mulheres a seguir seus sonhos. A empreendedora é um exemplo de que, com determinação e paixão, é possível criar um negócio de sucesso. Ela prova que a criatividade e a resiliência podem levar a grandes conquistas.
A Empreendedora que Revitaliza a Cultura Negra
A empreendedora, fundadora da marca Pretitas da Fê, revela que a escolha por artigos representativos de sua cultura surgiu da frustração em encontrar poucas referências de trabalhos artesanais com esse foco. ‘Eu percebi que, mesmo em trabalhos feitos de forma personalizada, era difícil encontrar a identidade negra. Quando achava, eram coisas muito caricatas. No caso das bonecas, existia sempre um tecido escuro, cabelos espetados para cima, olhos grandes e batom vermelho. Isso não poderia ser considerado representatividade’, afirma a criadora.
Um Sonho que se Tornou Realidade
Em 2017, a empreendedora deu início à sua produção, optando por fazer chaveiros de pequenas bonecas de turbante, que foram ganhando diferentes personalizações com o tempo, com o objetivo de gerar identificação nos consumidores. Atendendo a pedidos da clientela, que buscava bonecas maiores, a empresária passou a produzir bonecas de feltro. Todos os produtos são feitos manualmente pela empreendedora, e cada boneca leva até cinco horas para ser confeccionada.
Um Negócio que Cresce
‘Elas foram muito bem recebidas. Em 2022, eu me formei com dinheiro das vendas e com o crescimento da Pretitas. Nesse momento, eu sabia que não poderia deixar minha produção de lado, até porque via que o trabalho se relacionava com a minha formação’, conta a empreendedora. No ano passado, a empresária deu um novo passo que potencializou o faturamento da marca: a produção de bonecas de pano, atual carro-chefe da empresa. Hoje, ela mantém um estoque fixo de cerca de dez bonecas pequenas de pano (vendidas a R$ 80 cada uma), cinco bonecas médias (R$ 130) e duas bonecas grandes (R$ 150).
Um Jogo que Educa
Com a experiência dentro da sala de aula, a empreendedora iniciou também a produção de um jogo da memória afro, com diferentes símbolos da cultura negra. De acordo com a fundadora, a ideia surgiu depois de sentir falta de materiais criativos para o ensino nas escolas. Pela Lei 10.639/03, as instituições são obrigadas a oferecer ao ensino fundamental e médio educação sobre história e cultura afro-brasileira. ‘O jogo pode ser usado de diferentes maneiras em sala de aula. É uma forma lúdica de apresentar elementos que podem ser desconhecidos de alguns alunos e aprofundar a história do que cada carta apresenta’, comenta.
Fonte: @ PEGN
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