ouça este conteúdo
Última pesquisa mostra impasse: nenhum lado lidera para governar país. Futuro político incerto, exigindo formação de alianças entre extremas direita e esquerda.
Os cidadãos brasileiros estão ansiosos para o desfecho das eleições presidenciais, que acontecerão no próximo domingo (7). A expectativa em torno dos resultados do pleito tem movimentado o cenário político do país, com debates acalorados e propostas sendo apresentadas pelos candidatos.
Com a proximidade da votação, a população se prepara para exercer seu sufrágio de forma consciente e responsável. A importância da participação ativa dos eleitores no pleito é fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática e justa. Todos estão atentos aos desdobramentos das eleições, em busca de um futuro melhor para o Brasil.
Eleições: Extrema Direita Lidera, Impasse Político no País
A liderança da extrema direita no primeiro turno no último domingo não garante o grupo de conseguir assentos suficientes na Assembleia Nacional para obter uma maioria absoluta, o que pode resultar em um impasse político no país. O Reunião Nacional (RN), eurocético e anti-imigração, de Marine Le Pen, liderou o primeiro turno das eleições parlamentares com um terço dos votos, abrindo a perspectiva da extrema direita liderar um governo francês pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Esforçando-se para impedir a extrema direita, os partidos políticos franceses têm lutado para formar alianças políticas após a decisão surpresa do presidente Emmanuel Macron de convocar as eleições parlamentares. Vai ser doloroso, com certeza, disse o barman Lucas Remy. De qualquer forma, haverá manifestações, tumultos, o francês acrescentou.
Eleições: Extrema Direita em Ascensão, Futuro Político Incerto
Leia Mais À CNN, Le Pen promete que ultradireita francesa controlará ajuda à Ucrânia e critica Mbappé. Mais de 50 candidatos e apoiadores foram agredidos antes das eleições na França. França: Ultradireita não terá maioria absoluta no Parlamento, indicam pesquisas. Uma pesquisa OpinionWay para o diário empresarial Les Echos mostrou que o RN conquistaria 205 a 230 assentos na votação de domingo (7), à frente da Nova Frente Popular de esquerda, com 145 a 175 assentos, e do bloco centrista do presidente Emmanuel Macron, com 130 a 162 assentos. Para obter uma maioria governante, são necessários 289 assentos na Assembleia Nacional. O legislador europeu Raphael Glucksmann, um dos líderes políticos da esquerdista Nova Frente Popular (NPF), disse à rádio RTL que não se deve tomar como certo que o RN não alcançará a maioria absoluta. Comentaristas e políticos já falam como se o RN não tivesse maioria absoluta e se parabenizam pelos seus esforços para bloqueá-lo… Acho que isso poderia desmobilizar os eleitores e estou preocupado, disse.
Eleições: Impasse Político e Incerteza no País Político
O que o impasse significa para o país? Se a votação estiver em linha com as últimas pesquisas, a eleição resultará em um parlamento empatado. As opções incluiriam a tentativa de formar uma coligação; um partido que dirige um governo minoritário; e nomear um governo provisório que teria como objetivo fechar acordos sobre cada proposta legislativa. Cenário de incerteza política. Mais de 200 candidatos de todo o espectro político retiraram suas candidaturas para abrir caminho para quem estivesse em melhor posição para derrotar o candidato do RN em seu distrito, processo conhecido como ‘frente republicana’. No entanto, permanece muita incerteza, incluindo se os eleitores concordarão com estes esforços para bloquear o RN. A importante figura do RN, Marine Le Pen, disse à BFM TV que ainda acreditava que seu partido poderia obter a maioria absoluta, apesar de a maior parte do cenário político se unir contra seu movimento. Tenho a impressão de que tudo isto foi concebido para desmotivar os nossos eleitores. Felizmente, conheço-os e sei que estão altamente motivados, por isso realmente digo: vão e votem, disse Le Pen.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo