Criação de clones virtuais de pessoas famosas, figuras públicas e influenciadores por meio do Creator AI, recurso que permite interações em texto e ligação de vídeo com figuras não baseadas em pessoas reais.
As plataformas de mídia social estão em constante evolução, com o objetivo de aproximar ainda mais os influenciadores de seus seguidores. A Meta, empresa dona de Instagram, WhatsApp e Facebook, está trabalhando em um projeto revolucionário chamado Creator AI, que visa criar ‘clones’ virtuais de figuras públicas, permitindo que as pessoas famosas possam se conectar de forma mais intensa com seus seguidores.
Este recurso é uma inovação significativa na indústria de mídia social, permitindo que os influenciadores sejam mais eficazes em suas estratégias de marketing. Além disso, a Creator AI pode ser usada por criadores de conteúdo na busca por inspiração, semelhança com o processo de criadores do Instagram que buscam adequar seu estilo ao público-alvo. Com essa tecnologia, as pessoas famosas poderão criar conteúdo de forma mais rápida e eficiente, sem comprometer a qualidade e a autenticidade de suas mensagens. Isso abre novas possibilidades para os influenciadores e criadores de conteúdo na plataforma.
Meta lança ferramenta para replicar influenciadores virtuais
A empresa Meta está desenvolvendo uma ferramenta para criar influenciadores virtuais, que poderão interagir com os fãs de maneira mais humana. A ideia é gerar respostas automatizadas com o estilo do criador de conteúdo para as mensagens enviadas por pessoas que buscam ficar em contato com figuras públicas. Uma primeira versão, para interações em texto, começou a ser lançada em julho nos Estados Unidos. Mas um modelo mais avançado, que simula ligações de vídeo com influenciadores, chega no início de 2025 aos EUA.
A novidade da Meta é apresentada para criadores como uma ‘extensão do seu perfil do Instagram para se conectar com mais gente na sua audiência’. E ela é apenas das novas formas planejadas pela Meta para lidar com o conteúdo de influenciadores. A empresa também testa uma ferramenta que poderá dublar automaticamente áudios do Reels para outros idiomas.
O Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará seus lábios para corresponder. A Meta diz que está fazendo pequenos testes desse tipo de tradução no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que fazem vídeos em espanhol e inglês. ‘Planejamos expandir isso para mais criadores e idiomas’, afirmou a empresa.
Voltado para criadores, o Creator AI funciona dentro da AI Studio, plataforma da Meta que também servirá para criar personagens de IA que não são baseados em pessoas reais. O AI Studio é baseado no Llama, modelo de inteligência artificial que a empresa adotou para o Meta AI, pacote liberado para WhatsApp, Instagram e Messenger – e que foi criticado pelas gafes.
Os personagens criados no AI Studio podem ser baseados no que os influenciadores publicam nas redes sociais da Meta, como as legendas de fotos do Instagram e as postagens no Threads. Os criadores ainda terão a opção de indicar os assuntos que suas versões em IA devem evitar. ‘Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos capaz de responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories’, disse a empresa.
A Meta diz ter políticas para manter os usuários em segurança e ajudar a garantir que as IAs são usadas de forma responsável. Por exemplo, as respostas geradas por inteligência artificial serão sinalizadas. No caso do Meta AI, usuários perceberam erros com as mensagens que ele gera no WhatsApp. A inteligência artificial errou cálculos matemáticos simples e não foi capaz de apresentar pessoas ou memes famosos na internet.
Fonte: © G1 – Tecnologia
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