Promover políticas públicas ambientais por meio de materiais pedagógicos, capacitação de educadores-multiplicadores, cobertura jovem, pressão das mídias contemporâneas e cooperação entre países para a conservação ambiental.
O Ministério da Educação (MEC) lançou uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos educacionais que abordem a educação midiática no contexto ambiental.
Com o apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Embaixada da França no Brasil, o projeto MídiaCOP pretende promover a educação ambiental e midiática no Brasil, compreendendo a importância da formação de cidadãos educados na área de comunicação e meio ambiente.
Transformando a Educação com Mídia e Ambiente
O MídiaCOP embarcará em uma jornada para o desenvolvimento de materiais e ferramentas pedagógicas inovadoras, focando na capacitação de educadores-multiplicadores que agem como facilitadores do processo de aprendizagem. Além disso, o projeto pretende criar trilhas formativas que contemplam o desenvolvimento de projetos-piloto de educação midiática e ambiental, priorizando a conservação ambiental e a sensibilização das novas gerações sobre a importância de preservar o meio ambiente.
A iniciativa visa atuar na cobertura jovem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o que destacará a importância da educação ambiental como um componente fundamental na transmissão de conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável. De acordo com Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC, a educação básica é a etapa que mais tem possibilidades de incidir sobre as questões ambientais, tornando-a uma área de atuação crucial no contexto da conservação ambiental.
Quando pensamos na Amazônia, nossa mente imediatamente associa essa região às cores da natureza, inclusive verde. No entanto, essa percepção pode levar a uma visão equivocada de que a conservação ambiental não depende dos seres humanos. Na verdade, a Amazônia está protegida justamente por causa das pessoas que vivem em seu entorno, e isso ajuda a entender a importância da educação ambiental.
A capacitação de professores, mesmo em contextos de baixa conectividade, é crucial para influenciar a opinião pública e fortalecer a conscientização ambiental. Com orientação adequada, o mundo pode entender a importância da região da Amazônia e como preservá-la, e assim, contribuir em forma sustentável para a erradicação da pobreza.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo