Encontro discute resultados do segundo ciclo do Prilei, Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral, foco em currículos e matrizes curriculares, Exame Nacional do Ensino Médio e Sala de aula verdadeiramente propriedades
Durante o encontro, os participantes avalearão os resultados alcançados pelo Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os estados e municípios. O objetivo é discutir a implementação do Educação Integral nas escolas e identificar oportunidades de melhoria.
Com o objetivo de fortalecer a Formação dos docentes, o evento contará com a presença de especialistas em educação e professores experientes. A discussão também abordará a importância da Educação na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O resultado do evento servirá para informar políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade da educação no país.
Programa de Fomento à Educação Integral eleva a qualidade da formação de professores
O Programa de Inovação na Educação (Prilei) visa fortalecer a formação de professores para a educação integral, oferecendo cursos inovadores de licenciatura focados em essa área. Os estudantes desses cursos têm oportunidade de se preparar para a sala de aula de maneira mais eficaz e se preparar para serem professores da educação integral. Essa formação é essencial para garantir que os educadores tenham as habilidades e conhecimentos necessários para promover o desenvolvimento integral dos alunos.
Alcance do programa: ampliar a formação de professores
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, ressalta a importância de ampliar a oferta do programa, alcançando mais estudantes e superando a desconexão entre a formação inicial e a formação continuada de professores com ênfase na educação integral. ‘É fundamental reconhecer as desigualdades e potencialidades de cada povo e construir uma formação adequada para os professores que reconheça essas diferenças. A educação integral é uma abordagem que visa desenvolver o aluno em todas as suas dimensões, desde a cognitiva até a emocional e social. É essencial que os professores estejam preparados para essa abordagem.’
Desafios na formação de professores com ênfase na educação integral
O representante dos coordenadores do programa, Amauri Barros, destaca os desafios na formação de professores com ênfase na educação integral. ‘É necessário que os cursos de licenciatura sejam projetados para que os estudantes sejam capazes de aplicar as teorias e conhecimentos em contextos diferentes, reconhecendo as desigualdades e potencialidades de cada povo e construindo uma formação adequada para os professores. Isso envolve uma mudança fundamental na forma como são concebidos os currículos e a formação dos professores.’
Formação adequada para os professores
A formação adequada para os professores com ênfase na educação integral é fundamental para garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. A formação inicial e a formação continuada dos professores devem ser projetadas para que eles possam aplicar as teorias e conhecimentos em contextos diferentes, reconhecendo as desigualdades e potencialidades de cada povo. Isso envolve uma mudança fundamental na forma como são concebidos os currículos e a formação dos professores.
Programa de fomento à educação integral
O Prilei é um programa de fomento à educação integral que visa fortalecer a formação de professores para a educação integral. O programa oferece cursos inovadores de licenciatura focados em essa área, com a finalidade de se preparar para a sala de aula de maneira mais eficaz e se preparar para serem professores da educação integral. A formação é essencial para garantir que os educadores tenham as habilidades e conhecimentos necessários para promover o desenvolvimento integral dos alunos.
Fonte: © MEC GOV.br
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