Dorival Júnior sobre a seleção brasileira: processo de reformulação, jogadores questionados, condições de um companheiro, estrutura de formação e momentos importantes.
A recente série de resultados desapontadores da seleção brasileira gerou questionamentos sobre a qualidade dos jogadores atuais e levou o técnico Dorival Júnior a defender publicamente seus convocados. Em uma entrevista coletiva realizada na segunda-feira (14), antes do confronto contra o Peru em Brasília, pelas eliminatórias sul-americanas, o treinador discutiu o processo de reformulação da seleção e defendeu jogadores que têm sido alvo de críticas, como o zagueiro Marquinhos e o lateral-direito Danilo.
É preciso ter paciência. A seleção está passando por um período de transição e é natural que haja altos e baixos. O técnico Dorival Júnior enfatizou que os jogadores questionados têm uma longa experiência em clubes europeus de alto nível e que isso deve ser levado em consideração. Além disso, ele destacou a importância de manter a unidade e a coesão dentro do time, que é fundamental para alcançar o sucesso em competições internacionais. A equipe precisa trabalhar em conjunto para superar os desafios que se aproximam.
Entendendo a Seleção Brasileira
Aqui no Brasil, temos uma dificuldade em compreender as condições de um companheiro de equipe. O Danilo, para quem não o conhece, é impressionante o quanto ele ajuda e contribui com todos nós, em todos os sentidos. Ontem, ele teve uma longa conversa com o Vanderson, e a todo momento está se preocupando em ajudar e buscar correções que estamos precisando, destacou Dorival Júnior.
Todos sabem que é uma equipe em formação. Na última partida, tínhamos apenas quatro jogadores que jogaram a última Copa. Não saímos com uma estrutura, não por culpa de ninguém. É que alguns jogadores encerraram o ciclo, afirmou. Embora ainda não tenha sido convocado por Dorival Júnior, Casemiro não está na lista de jogadores que encerraram o ciclo na seleção brasileira. Pelo menos é isso o que pensa o treinador.
A Importância da Seleção
Você citou o Casemiro, ele esteve sim próximo de convocação, ele tem consciência desse momento, eu tive conversando com ele, ele sabe o que penso a respeito e por isso ficou muito tranquilo, revelou Dorival. Com todos sempre tive um contato direto, preocupação de estar mostrando o porquê do sim ou do não, mas que estão estão descartados. São jogadores importantes. Temos que ter responsabilidade e respeito por tudo o que fizeram pela seleção. A importância de um Marquinhos, Ederson, Alisson, Danilo, de outros mais, em um processo de transição, eles são fundamentais.
As pessoas não têm ideia da necessidade da formação, a sustentação que passa pela presença de alguns momentos importantes, comentou. Dorival Júnior subiu o tom ao falar das críticas sobre a falta de craques na seleção. Me lembro outro dia, lendo uma matéria, em que para alguns membros da imprensa, sobre o baixo nível da seleção e de repente ele falou que não estava falando da seleção atual. A imagem foi aberta e tínhamos Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo e Zé Sérgio… Eram contestações a respeito da caída de nível da nossa seleção, que não tínhamos mais craques. Essa era a abordagem inicial. Passam anos e continuamos nas mesmas teclas, apontou o treinador.
O Futuro da Seleção
O que eu quero é o crescimento do futebol brasileiro e vamos alcançar. Mas pisamos no produto que vendemos. Essa é a realidade. E não é só com o futebol, fazemos com todos os produtos que o brasileiro possui. Tudo o que se destaca, pisamos. Estamos vendo o que está acontecendo no nosso país, é só a gente refletir um pouquinho. No futebol não é diferente. Não é um desabafo, é apenas uma colocação daquilo que eu penso. Estamos em uma transição, estamos buscando novamente os craques que se fortaleçam e que possam estruturar a nossa seleção. É esse o trabalho no momento, encerrou.
Na quarta colocação das eliminatórias, com 13 pontos, o Brasil entra em campo nesta terça-feira (15), contra o Peru, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela décima rodada. Próximos jogos da seleção brasileira: Peru (C) – 15/10, 21h45 (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo; Venezuela (F) – a definir – eliminatórias para a Copa do Mundo; Uruguai (C) – a definir – eliminatórias para a Copa do Mundo.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo