MEC e Inep realizarão levantamento complementar ao Censo Escolar, abordando Educação Continuada, Alfabetização de Jovens, Diversidade, Inclusão, Educação Ambiental e Direitos Humanos, com preenchimento do formulário entre 1º de outubro e 6 de dezembro.
O Ministério da Educação (MEC) está comprometido em promover a Diversidade em todas as áreas da educação, e para isso, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) está trabalhando em estreita colaboração com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar uma pesquisa inovadora.
A Pesquisa Suplementar sobre Diversidade e Inclusão, que será realizada no âmbito do Censo Escolar, visa garantir a Equidade e a Igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas origens ou características. Além disso, a pesquisa também busca promover a Inclusão de grupos historicamente marginalizados, como pessoas com deficiência, indígenas e afrodescendentes, e garantir que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas no sistema educacional. A educação é um direito de todos e deve ser acessível a todos.
Importância da Diversidade na Educação
Os diretores ou gestores escolares devem acessar e preencher o formulário por meio do Sistema Educacenso, entre 1º de outubro e 6 de dezembro, para contribuir com a pesquisa que visa entender melhor a realidade das escolas brasileiras. A pesquisa aborda aspectos como eventos que impactaram o ano letivo, funcionamento e estrutura da escola, atuação dos profissionais no período noturno, ações desenvolvidas no ambiente escolar, incluindo educação ambiental e direitos humanos, alimentação escolar e perfis dos alunos, como dados sobre deficiências e transtornos.
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, destaca que essa pesquisa se soma a outros esforços da gestão do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para ampliar e qualificar o conhecimento sobre as escolas brasileiras, seus estudantes e profissionais da educação, promovendo uma educação com equidade e inclusão.
Equidade e Igualdade na Educação
Melhorar os dados da nossa educação e dar visibilidade às questões e aos segmentos sociais historicamente invisibilizados são elementos essenciais para a promoção de uma educação com equidade, um compromisso do governo do presidente Lula. A secretária Zara Figueiredo pede a atenção dos diretores das escolas para que se mobilizem e nos ajudem a reunir informações sobre temas tão relevantes como a educação de jovens e adultos, a educação para as relações étnico-raciais e a educação ambiental, que são fundamentais para a promoção da diversidade e inclusão.
Segundo a coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, o Censo Escolar já identifica muitos aspectos relacionados à diversidade e à inclusão, mas não haveria uma pesquisa suplementar se não fosse para apurar informações específicas muito importantes para as políticas públicas do país. Gedeon também ressaltou a importância da articulação com as redes de ensino nesse processo de apuração dos dados, destacando a necessidade de alinhamento para entender melhor o contexto da diversidade e da inclusão nas escolas.
Colaboração e Participação
O Inep e a Secadi realizaram um encontro virtual para apresentar mais detalhes da pesquisa, que contou com as presenças de representantes do Ministério, do Instituto, das coordenações estaduais, dos municípios capitais, de responsáveis pelas escolas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação básica.
Fonte: © MEC GOV.br
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