Pesquisadores e professores refletiram sobre a importância de políticas públicas na área de educação superior e tecnológica, com foco na desigualdade racial, acesso e infraestrutura avançada.
A desigualdade racial é um tema recorrente em discussões sobre a educação brasileira. Especialistas da área apontam para a falta de infraestrutura e acesso à tecnologia como dois dos principais responsáveis por essa desigualdade.
Segundo os especialistas, a desigualdade é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento de políticas públicas de educação no Brasil. Eles enfatizaram a necessidade de políticas que visem reduzir a desigualdade social e promover a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de sua raça ou etnia. A educação é fundamental para superar a desigualdade e promover a inclusão social.
Desigualdade Social: Um Legado Histórico
Durante um painel realizado pelo Fórum Brasil Diverso, especialistas na área reiteraram a necessidade de políticas públicas inclusivas que abordem a desigualdade racial, afetando principalmente a população negra do país. De acordo com Lia Glaz, diretora-presidente da Vivo, estudos como o ‘Tecnologia e Desigualdades Raciais no Brasil’, divulgados em junho, apontam para a existência de desigualdade no acesso a infraestrutura tecnológica à educação nas escolas públicas e privadas, bem como na análise racial de quem tem acesso a esses ambientes e equipamentos. A desigualdade social, que surge em contextos geográficos e históricos, também impacta na aprendizagem dos alunos, especialmente os negros, que frequentam escolas com infraestrutura inferior quando comparadas às escolas com predominância de alunos brancos.
A Desigualdade em Movimento
A discussão também abordou a desigualdade social no ensino superior, onde uma pesquisa revelou uma baixa representação de alunos negros em carreiras como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), áreas que futuramente gerarão menos renda. A desigualdade social, expressa no acesso às oportunidades, faz com que os alunos negros se dirigam mais a cursos de distância em áreas menos lucrativas, perpetuando a desigualdade social no ensino superior. Embora haja um aumento no número de alunos negros no ensino superior, eles ainda não têm acesso às mesmas condições oferecidas aos alunos brancos, perpetuando a desigualdade social.
O Papel da Educação na Desigualdade
O CEO do Alicerce Educação, Paulo Batista, destacou que a desigualdade social já é um problema na educação básica e que se reflete no ensino médio. Uma experiência pessoal em um cursinho social, onde encontrou jovens com dificuldade em compreender questões simples, ilustrou a profundidade do apagão de aprendizagem na educação pública brasileira e a existência de um apartheid racial no Brasil. Para que haja mudanças significativas, é necessário um maior posicionamento e cobrança em relação às políticas públicas.
Inclusão e Tecnologia no Ensino
Verônica Vassalo, gerente de Diversidade e Inclusão do Pacto Global da ONU, enfatizou a importância da representatividade em sala de aula, a partir dos professores, para uma educação mais inclusiva. A tecnologia, quando utilizada de forma adequada, pode ser um aliado na busca pela inclusão e na redução da desigualdade social.
Fonte: @ Nos
Comentários sobre este artigo