ouça este conteúdo
Especialistas sugerem práticas sustentáveis para empreendedores que visam benefícios a longo prazo, mesmo diante de desafios na adoção.
Em um cenário onde a sustentabilidade se torna fundamental para garantir um futuro melhor para o planeta, a conscientização sobre práticas sustentáveis tem ganhado destaque em diversas organizações.
É crucial que as empresas adotem medidas eco-friendly e promovam um comportamento responsável em relação ao meio ambiente, visando a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
Compromisso com a Sustentabilidade e seus Benefícios
O compromisso com a adoção de práticas sustentáveis traz benefícios para o meio ambiente, mas também serve de estímulo para que companhias sejam capazes de operar no longo prazo, considerando os desafios impostos pela natureza e pela sociedade. Tornar uma empresa sustentável, portanto, é uma questão de sobrevivência. Um negócio sustentável detém uma visão de longo prazo e busca o equilíbrio entre a obtenção de lucro imediato e o impacto causado de forma contínua pelas operações, o que vai da geração de empregos às emissões de carbono na atmosfera.
Benefícios e Desafios de uma Empresa Sustentável
Por que ter uma empresa sustentável? De acordo com José Eduardo Silva, analista de projetos no fundo de impacto Estímulo, os benefícios em ter uma empresa sustentável começam pelo aspecto financeiro, já que uma atuação ambientalmente responsável permite o uso mais eficiente de recursos. Ele afirma que há uma crença negativa — e incorreta — em relação aos custos reais para manter um negócio amigável ao meio ambiente, o que afasta as empresas de pequeno porte de um posicionamento sustentável. ‘As pessoas acreditam que é mais caro ter uma operação sustentável, quando na verdade os custos tendem a cair muito quando se tem práticas bem pensadas e medidas de economia de recursos’, diz. ‘O que fazemos é justamente mostrar que existe a chance de reduzir alguns custos fixos e despesas com soluções pensadas de forma mais sustentável e que isso é possível para todo tipo de empresa’, conclui.
Práticas Sustentáveis e Compromisso Ambiental
À frente do Programa Estímulo Verde, projeto do fundo que auxilia pequenas e médias a adotarem práticas mais sustentáveis e, em troca, receberem uma diminuição da taxa de juros em linhas de financiamento, José Eduardo conecta PMEs a dezenas de empresas parceiras. Elas prestam serviços que vão de gestão de resíduos e geração de energia limpa, ao desperdício de alimentos, uso de embalagens sustentáveis e compensação de carbono. Até o momento, 21 empresas já contrataram serviços por meio do programa.
Reputação e Compromisso Responsável
Além da redução de custos, uma preocupação real das empresas de pequeno e médio porte, o especialista destaca também o ganho reputacional como resultado de um posicionamento mais sustentável. ‘Do ponto de vista de reputação, há ganhos proporcionais no caso de empresas e marcas que se dispõem a ajudar o planeta’, pontua. ‘É muito bem visto e há um ganho para o negócio e para o cliente, que costuma ser bem próximo dos pequenos negócios’, afirma.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo