Professoras sul-coreanas vítimas de tecnologia de deepfake on-line
A tecnologia de deepfake tem sido cada vez mais utilizada para criar conteúdos falsos, o que pode levar a uma série de problemas, incluindo a manipulação de informações e a criação de notícias falsas. No entanto, é importante notar que o uso de deepfake também pode ter aplicações positivas, como a criação de efeitos especiais em filmes e a edição de foto para fins artísticos. A criação de conteúdo falso pode ser um problema sério, especialmente quando se trata de informações sensíveis ou importantes.
Em um caso recente, uma mulher chamada Lee Ga-eun foi vítima de uma manipulação de imagem feita com o uso de deepfake, o que a levou a chorar com frequência em casa, sendo consolada pelo filho de oito anos. Durante uma década, ela trabalhou feliz como professora na cidade sul-coreana de Busan, mas a criação de conteúdo falso a afetou profundamente. É importante lembrar que a edição de foto e a manipulação de imagem podem ter consequências graves, especialmente quando se trata de informações falsas. Além disso, é fundamental que as pessoas estejam cientes dos riscos do deepfake e saibam como identificar e evitar a criação de conteúdo falso.
Introdução ao Problema do Deepfake
A vida de Ga-eun, uma professora de inglês, foi drasticamente alterada em março do ano passado, quando um aluno lhe mostrou uma foto manipulada com a tecnologia de deepfake, onde seu rosto havia sido anexado a um corpo nu. Essa imagem havia sido compartilhada em um canal do Telegram, com cerca de 1,2 mil membros, que utilizavam hashtags como ‘humilhando professores’. Ga-eun acredita que muitos de seus alunos viram a imagem, o que a levou a uma situação de grande desconforto e ansiedade. Ela não conseguia mais olhar nos olhos de seus alunos e dar aula direito, e atualmente está de licença médica do trabalho há sete meses, devido à depressão e à ansiedade, tendo que tomar cinco comprimidos por dia.
A manipulação de imagem e a edição de foto são práticas comuns na criação de conteúdo falso, como o deepfake, que pode ter consequências devastadoras para as vítimas. A tecnologia de deepfake permite a criação de imagens e vídeos falsos, que podem ser utilizados para fins de chantagem, assédio ou simplesmente para causar danos à reputação de alguém. A criação de conteúdo falso pode ser feita por meio de técnicas de edição de foto e manipulação de imagem, que podem ser aprendidas facilmente com o uso de softwares e aplicativos especializados.
O Impacto do Deepfake na Vida das Pessoas
Cerca de um ano antes, uma professora de inglês de uma escola de ensino médio na província de Gyeonggi, Park Sehee, também teve uma foto dela manipulada em um site chamado Dcinside. A foto foi tirada originalmente de um aplicativo de mensagens que ela usava para se comunicar apenas com os alunos. Seu rosto, junto ao de um homem desconhecido, foi editado sobre os corpos de dois macacos realizando um ato sexual. As palavras ao lado da foto diziam: ‘Park Sehee fazendo AQUILO com o filho’. Ela diz que ficou tão chocada que mal conseguia respirar. A manipulação de imagem e a edição de foto podem ter consequências graves para as vítimas, que podem sofrer de depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.
A criação de conteúdo falso, como o deepfake, pode ser feita por meio de técnicas de manipulação de imagem e edição de foto, que podem ser aprendidas facilmente com o uso de softwares e aplicativos especializados. A tecnologia de deepfake permite a criação de imagens e vídeos falsos, que podem ser utilizados para fins de chantagem, assédio ou simplesmente para causar danos à reputação de alguém. O relacionamento ótimo entre professores e alunos pode ser afetado negativamente pelo uso de deepfake, que pode causar danos à confiança e ao respeito mútuo.
A Prevalência do Deepfake nas Escolas
Recentemente, a Coreia do Sul testemunhou um aumento da pornografia deepfake nas escolas. Em setembro, a BBC noticiou que mais de 500 escolas e universidades haviam sido afetadas. Em agosto de 2024, o Sindicato de Professores e Profissionais da Educação Coreanos (KTU) realizou uma pesquisa, perguntando se professores e alunos já haviam sido vítimas de imagens manipuladas ilegalmente — 2.492 casos foram relatados. As vítimas incluíam alunos de escolas do ensino médio, fundamental e instituições de ensino especiais, e até mesmo do jardim de infância. No total, 517 indivíduos foram afetados, sendo 204 professores e 304 alunos — os demais eram funcionários das escolas. A tecnologia de deepfake é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para fins de manipulação de imagem e edição de foto, e é importante que as autoridades tomem medidas para prevenir a criação e disseminação de conteúdo falso, especialmente nas escolas. O canal do Telegram e outros meios de comunicação online podem ser utilizados para disseminar conteúdo falso, e é importante que as autoridades monitorem esses canais para prevenir a disseminação de deepfake. A licença médica pode ser necessária para as vítimas de deepfake, que podem sofrer de depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.
Fonte: © G1 – Tecnologia
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