Treine de alta intensidade em apenas 10 minutos para se exercitar física e obter benefícios.
Em um mundo cada vez mais corrido, é comum encontrar pessoas que buscam formas de se manterem ativas e saudáveis, mesmo sem ter muito tempo livre. Uma das alternativas mais eficazes para se alcançar esse objetivo é a prática de exercícios que sejam intensos, mas de curta duração. Dentre essas opções, a corrida é uma das mais populares, mas não é a única. Outras atividades físicas podem oferecer benefícios semelhantes em menor tempo.
Para quem não é fã de corrida, mas busca equilibrar a rotina sem comprometer a saúde, existem alternativas que podem ser tão eficazes em apenas 10 minutos. A atividade física é fundamental para manter o corpo saudável e a mente alerta. Alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos em casa ou na academia em período curto incluem exercícios físicos intensos, como a corrida de alta intensidade, o condicionamento físico, ou até mesmo a prática de exercícios aeróbicos, como a natação ou o ciclismo. Qualquer forma de exercício físico pode ser benéfica, desde que seja feita regularmente.
Alta Intensidade em Breve: Conheça o HIIT
O exercício físico é uma atividade fundamental para manter a saúde e a forma física, mas muitas vezes, a falta de tempo ou a falta de motivação deixam a corrida de lado. Porém, é possível colher os benefícios da corrida em apenas 10 minutos com o HIIT, um treino de alta intensidade que alterna períodos curtos de esforço máximo com pequenos intervalos de descanso. ‘É uma atividade que alterna períodos curtos de alta intensidade com pequenos intervalos de descanso, como a corrida’, explica o personal trainer William Petter.
A eficiência do HIIT está em sua capacidade de trazer resultados semelhantes aos de meia hora de corrida em apenas 10 a 15 minutos. ‘O efeito metabólico e cardiovascular desse tipo de treino pode ser até superior ao de uma corrida tradicional de 30 minutos’, destaca o personal. Além disso, o treino pode ser ajustado conforme o seu nível de condicionamento físico, tornando-o uma opção ideal para qualquer um.
O HIIT pode ser realizado em qualquer lugar, desde a esteira até o parque, e pode ser combinado com outros exercícios, como burpees, polichinelos e agachamentos com salto, para uma sessão de treino completa. ‘A ideia é variar e misturar os exercícios para manter o corpo em movimento e evitar a monótonia’, explica Petter.
Técnicas para incluir o HIIT na rotina diária de treinos:
– Correr por 30 segundos a uma velocidade de 12 a 16 km/h, seguido de 30 segundos de descanso.
– Executar sprints intensos na esteira, alternando entre velocidades altas e baixas.
– Incluir exercícios como burpees, polichinelos e agachamentos com salto para uma sessão de treino completa.
O HIIT é uma opção prática e eficaz para incluir em sua rotina de treinos, oferecendo benefícios cardiovasculares e metabólicos significativos em pouco tempo. Além disso, a variedade de exercícios e a capacidade de ajustar a intensidade e a duração do treino tornam-no uma opção acessível para qualquer nível de condicionamento físico.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo