Sistema Braille é Auxílio para Leitura no Ministério da Educação
Thayna da Silva Rodrigues, uma jovem de 18 anos, moradora de Itabira, Minas Gerais (MG), tem uma mensagem inspiradora para aqueles que ainda não se decidiram a participar do Enem. Ela acredita que todos têm o direito de ter um bom futuro e que o Enem pode ser uma porta de entrada para novas oportunidades. Com base em sua própria experiência, Thayna destaca a importância de não desistir e de buscar apoio quando necessário, especialmente para aqueles que possam ter medo ou deficiência que os impeça de participar do Enem.
A participação no Enem pode ser um desafio, mas também é uma oportunidade de avaliar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. O Exame é uma forma de Avaliação que pode ser um pouco intimidante, mas é fundamental para aqueles que desejam ingressar em uma universidade. A Prova do Enem é um momento de verdadeira reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na prática. _É importante lembrar que o sucesso não é apenas sobre passar no Enem_, mas também sobre _ter perseverança e não desistir_. Com _dedicação e esforço_, é possível superar os obstáculos e alcançar os objetivos, e o Enem pode ser um importante passo nessa jornada. _Acredite em si mesmo_ e não tenha medo de buscar ajuda quando necessário, pois o Enem pode ser uma porta de entrada para um futuro brilhante.
Introdução ao Enem
A jovem Thayna esteve entre os 195 participantes cegos e surdocegos que realizaram, em 2024, a Prova do Enem no Sistema Braille, cujo dia nacional é celebrado nesta terça-feira, 8 de abril. As provas em braille e outros atendimentos especializados fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que visa garantir a igualdade de oportunidades para todos os participantes do Enem. Ao longo dos anos, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, aprimorou a acessibilidade nas aplicações do Enem, com o objetivo de oferecer condições cada vez mais isonômicas em Exames e Avaliações.
Recursos para Participantes com Deficiência
Além das provas em braille, os participantes do Enem podem solicitar outros recursos, como: sala individual; mobiliário com dimensões adequadas para o manuseio da Prova e dos recursos assistivos; Auxílio para Leitura e transcrição; tempo adicional; leitor de tela; prova ampliada; prova super ampliada; guia-intérprete; e sala de fácil acesso. Durante as aplicações do Enem, também é permitido utilizar material próprio, inclusive máquina de escrever em braille, além de outros recursos, como: lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado. O participante também pode ser acompanhado por cão-guia. Esses recursos são fundamentais para garantir a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todos os participantes do Enem.
Experiências de Participantes com Deficiência
Estudante do 3º ano do ensino médio até o ano passado, Thayna fez o Enem 2024 com a perspectiva de cursar a educação superior em Psicologia. Ela contou com provas em braille e com o auxílio de um ledor. ‘Tive todo o apoio possível e todos os recursos que precisei para fazer uma Prova com total autonomia e tranquilidade’, avaliou. Segundo Thayna, tudo correu bem, desde a solicitação do atendimento especializado até o momento do Exame. ‘Precisei somente fazer o pedido e, no dia, lá estava todo o recurso e o apoio necessário para eu fazer uma boa Prova’, afirmou. Morador de Senador Canedo, em Goiás (GO), Luziano Silva Neves, 27 anos, também fez as provas do Enem no Sistema Braille. Em um primeiro momento, em 2019, seu objetivo era cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas notas o levaram à Ciência da Computação. Passado um período, Luziano trancou sua matrícula e refez o Enem. Dessa vez, para cursar a graduação que sempre quis, com uma bolsa parcial. ‘Eu tive um desempenho tão bom a ponto de conseguir uma boa nota para ingressar no curso que eu queria e no qual me formei’, disse. Desde 2023, o cartão-resposta das provas do Enem, que até então era impresso em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, é adaptado no caso das pessoas com deficiência visual (tamanho 18). Na Avaliação de Luziano, o contato com pessoas que já passaram pela experiência pode ajudar a entender aspectos do Exame do Enem. ‘É importante tentar. Acho que o contato com outros cegos ou surdocegos pode ajudar a entender melhor o que é o Enem e como se preparar para ele’, afirmou.
Fonte: © MEC GOV.br
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