ouça este conteúdo
Vítimas guatemaltecas do tráfico de drogas e imigrantes em área de fronteira dominada pelo poderoso Cartel.
Um conflito entre grupos criminosos tem assolado uma região do sul do México, onde pelo menos 19 pessoas, incluindo alguns guatemaltecos, foram encontradas mortas a tiros. A disputa pelo controle do tráfico de drogas e de imigrantes tem gerado um cenário de violência cada vez mais intenso na área.
A violência decorrente desse conflito tem impactado diretamente a vida dos habitantes locais, que se veem no meio de um intenso confronto entre facções rivais. A presença de grupos armados tem gerado um clima de medo e insegurança, tornando a região um verdadeiro campo de batalha.
Conflito na Fronteira: Confronto entre Cartéis de Tráfico de Drogas
Os corpos foram encontrados por policiais e soldados no reboque de um caminhão de carga utilizado para construção no município de La Concordia, no Estado de Chiapas, conforme informou a promotoria local em um comunicado divulgado nas mídias sociais na noite de segunda-feira (1º). Foi um confronto lamentável na área de fronteira com a Guatemala, onde dois grupos estão em disputa. Esta situação de violência vem ocorrendo há algum tempo, como destacou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, em declarações aos repórteres nesta terça-feira (2).
O motivo por trás desse conflito é o tráfico de drogas e o tráfico de imigrantes. A promotoria de Chiapas recebeu uma denúncia no domingo e enviou equipes ao local onde os corpos foram descobertos. Até o momento, 13 corpos não foram identificados, todos do sexo masculino. Em meio a esses assassinatos, lamentavelmente, há indivíduos da Guatemala, além de mexicanos e guatemaltecos, considerados como irmãos.
De acordo com informações da imprensa mexicana, suspeita-se que os corpos pertençam a membros do Cartel de Chiapas e Guatemala, que foram mortos por integrantes do poderoso Cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, atualmente cumprindo pena de prisão nos Estados Unidos. Uma fonte de segurança no Estado do sul afirmou que, devido ao aumento do tráfico de imigrantes para o México e os Estados Unidos, provenientes das Américas Central, do Sul e do Caribe, a presença do Cartel de Sinaloa, originário do Estado homônimo no norte, tem se intensificado em Chiapas.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo