Juiz disse que sentença de Axel Rudakabana, que cometeu assassinato-em-massa, torna provável que ele nunca seja libertado, pois era menor de idade na época.
Um jovem de 17 anos, acusado de ser o assassino de três meninas em uma aula de dança, foi condenado a uma pena de mais de 50 anos de prisão. O crime ocorreu em julho do ano passado, em uma escola da Inglaterra. O assassino, não identificado, utilizou facas para cometer o ataque brutal.
O assassino da aula de dança temática de Taylor Swift será entregue à justiça. Em sua defesa, o jovem argumentou que agiu por motivos de criminoso etc. e que poderia ser considerado um agressor. A família das vítimas se manifestou para pedir maior rigor à sentença.
Assassino de massas choca o Reino Unido
Em sua decisão, o magistrado Julian Goose classificou o crime como ‘extremamente grave, chocante e excepcionalmente sério’ e afirmou que Axel Rudakubana, atualmente com 18 anos, ‘queria tentar cometer um assassinato de massas contra meninas inocentes e felizes’. Rudakubana tinha 17 anos quando atacou as crianças na cidade litorânea de Southport. Ele matou meninas de 6, 7 e 9 anos, e feriu mais oito crianças e dois adultos. Como era menor, destacou o juiz, ele não poderia receber uma sentença de prisão perpétua sem liberdade condicional. No entanto, com a pena de 51 anos sem liberdade condicional, ‘é provável que ele nunca seja libertado’.
Criminoso confessa crimes
Além das três acusações de assassinato, Rudakubana enfrentou 10 de tentativa de assassinato para aqueles que ele feriu, e acusações adicionais de posse de uma faca, veneno ricina e um manual da Al-Qaeda. Na segunda-feira, ele surpreendeu ao mudar sua declaração para culpado em todas as acusações. Nesta quinta-feira, horas antes da sentença ser anunciada, o réu interrompeu a audiência no Tribunal da Coroa de Liverpool. Vestido com um agasalho cinza de prisão, Rudakubana começou a gritar enquanto os promotores apresentavam as evidências que tinham, dizendo que se sentia mal e queria ver um paramédico.
Aula de dança em Southport
O caso, pouco comum no Reino Unido, chocou o país e, na época, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, se disse horrorizado. A cantora Taylor Swift também se manifestou em suas redes sociais. O comerciante Dare Varathan, dono de uma loja na rua onde houve o ataque, afirmou à agência de notícias Associated Press ter visto entre sete e dez crianças ensanguentadas correndo para fora do imóvel onde houve o ataque. ‘Parecia algo que se vê nos Estados Unidos’, disse o comerciante Colin Parry, proprietário de uma oficina de carros local que também testemunhou o ataque.
Agente agressor ou criminoso?
O ataque desencadeou violência nas ruas. O governo anunciou um inquérito público sobre como o sistema falhou em deter o assassino, que havia sido encaminhado às autoridades várias vezes por sua obsessão com a violência.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo