Alex Ávila, secretário de Portos, fala sobre a licitação de canais de acesso aos portos, com aprofundamento de calado, em entrevista. O leilão de superterminal em Santos também é abordado, destacando a importância do modelo de licitação no setor.
No Brasil, os portos são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. Em 2025, o Ministério dos portos e aeroportos promete resolver um dos principais problemas enfrentados pela logística portuária brasileira.
A incapacidade de receber os navios porta-contêineres mais modernos, de grande porte, devido à baixa profundidade das águas nos locais de porto, é apontada por especialistas do setor como um dos principais gargalos da logística portuária. Para superar esse problema, a solução mais viável é realizar obras de dragagem em alguns portos, que permitam a entrada desses navios mais modernos. Além disso, o Ministério pretende realizar uma licitação para contratar empresas especializadas em dragagem, com o objetivo de efetivar essas obras de forma eficiente e econômica.
Impacto no setor dos portos: uma nova abordagem à licitação
A solução para os gargalos logísticos nos portos brasileiros virá por meio de um modelo inovador de licitação, na qual o Estado não é mais o detentor das áreas dos portos, mas sim o concessionário dos canais de acesso. Os vencedores desses leilões terão a obrigação de realizar dragagens e aprofundar o calado na área de desembarque de cargas, alavancando a logística dos portos. Este será o primeiro leilão, do canal do porto de Paranaguá, no valor de R$ 1,07 bilhão, previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2025.
Ação conjunta para atrair investimentos
O secretário nacional dos Portos, Alex Ávila, destaca que a concessão dos canais de acesso aos portos é apenas uma das várias iniciativas do Ministério dos Portos e Aeroportos visando atração de investimentos de grande porte. Em 2024, a pasta lançou várias iniciativas coordenadas, como a licitação da expansão do Terminal de Contêineres STS 10, no porto de Santos, e a licitação do túnel Santos-Guarujá.
Uma medida que promete mudar o cenário
A medida, segundo Ávila, causará grande impacto no médio e longo prazo na logística dos portos. Além disso, a pasta planeja realizar pelo menos 42 concessões e arrendamentos portuários em 2025 e 2026, os quais devem gerar investimentos de R$ 14,5 bilhões. As ações incluem também a licitação de arrendamento do Tecon 10, no porto de Santos, e a ampliação de áreas públicas dentro dos portos, as chamadas poligonais.
A busca por eficiência
O secretário destaca que a pasta busca por eficiência nas soluções, focando em realizar as entregas de todos os projetos planejados, evitando a apresentação de novas ideias. Ávila considera que a concessão dos canais de acesso aos portos é uma das mais importantes iniciativas, pois irá tirar da diretoria executiva dos portos a função de comandar a licitação de dragagem de manutenção e aprofundamento do calado, um dos principais causadores de gargalo nos portos.
A solução para os gargalos logísticos
Ávila destaca que o modelo de exploração portuária atual acaba sucumbindo às diversas exigências regulatórias e burocráticas, levando a judicialização e demora na realização das obras. Essa demora vem aumentando os gargalos logísticos nos portos brasileiros, responsáveis por um prejuízo anual de R$ 21 bilhões, segundo cálculo do Centronave.
Fonte: @ NEO FEED
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