Encontros em Brasília (DF) ocorrem em 10, 11 e 12 para disseminar o Novo PNE 2024-2034 e fortalecer a Apropriação de dados, com foco em Desenvolvimento social e Planejamento educacional.
O Ministério da Educação (MEC) irá promover 3 dias de interação para disseminar a proposta do Novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.
A Educação é uma das principais áreas que serão abordadas no encontro. Com o objetivo de promover a aprendizagem e o ensino, o MEC busca discutir e disseminar a proposta do PNE 2024-2034, que visa melhorar a Educação no Brasil. A Educação é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e do país como um todo, e é nesse sentido que o Plano Nacional de Educação é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O Plano visa melhorar a Educação e garantir que todos os brasileiros tenham acesso à Educação de qualidade.
Educação: Fortalecimento da Apropriação de Dados e Informações
No âmbito da região Centro-Oeste, um encontro organizado pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) busca fortalecer a apropriação de dados e informações sobre a Educação, com o objetivo de discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação. Cerca de 80 pessoas participam desse evento.
De acordo com a diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Maria Selma, o planejamento realizado pelos estados é fundamental para assegurar as ações que vão gerar e desenvolver a Educação, com participação social, tanto os planos estaduais de Educação quanto os planos municipais. A expectativa é que os planos sejam construídos em consonância com o plano nacional e que reflitam as necessidades locais, bem como que cumpram aquilo que têm sido as diretrizes da Constituição e da LDB, a garantia de qualidade, do acesso, de equidade e da gestão democrática nos processos educacionais.
Esse evento dá continuidade ao encontro nacional que foi realizado nesse ano, com o objetivo de compartilhar um pouco do processo de elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e do seu conteúdo, enfatizando a Educação como prioridade. Além disso, foi fundamental para apresentar o relatório de monitoramento do atual plano e para promover oficinas para discutir o processo de planejamento dos novos planos estaduais. Esse é o momento de aproveitarmos juntos essa janela de oportunidade para que consigamos estabelecer uma discussão profunda e refletir quais são, de fato, os principais desafios da Educação em cada território.
Desenvolvimento Social e Planejamento Educacional
Participam do encontro representantes do Ministério da Educação (MEC); do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Fórum Nacional de Educação (FNE); das secretarias de Educação dos estados da Região Centro-Oeste; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fonced); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); e de fóruns estaduais e municipais de Educação.
A expectativa é que esse processo de apoio técnico resulte em uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio. Isso é fundamental para o Desenvolvimento Social, assim como para o planejamento educacional, garantindo que a Educação seja priorizada e que os planos sejam construídos com base nas necessidades locais.
Processo de Planejamento e Gestão Democrática
O Novo Plano Nacional de Educação foi elaborado pelo Grupo de Trabalho PNE 2024-2034, que analisou os problemas da Educação nacional e elaborou um diagnóstico com diretrizes, objetivos, metas e estratégias. O documento se baseou na identificação dos principais problemas da Educação nacional para definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias voltados à Educação nacional no próximo decênio, enfatizando a importância do processo de planejamento e gestão democrática.
Agora, o foco é em discutir a Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação, buscando fortalecer a apropriação de dados e informações sobre a Educação. Isso é fundamental para o Desenvolvimento Social e para a Educação, garantindo que os planos sejam construídos com base nas necessidades locais e que a Educação seja priorizada.
Apropriação de Dados e Informações sobre a Educação
O evento busca fortalecer a apropriação de dados e informações sobre a Educação, com o objetivo de discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação. Cerca de 80 pessoas participam desse evento, representando diferentes entidades e secretarias de Educação.
A expectativa é que esse processo de apoio técnico resulte em uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio. Isso é fundamental para a Educação, assim como para o Desenvolvimento Social, garantindo que a Educação seja priorizada e que os planos sejam construídos com base nas necessidades locais.
Gestão Democrática e Planejamento Educacional
O Novo Plano Nacional de Educação foi elaborado pelo Grupo de Trabalho PNE 2024-2034, que analisou os problemas da Educação nacional e elaborou um diagnóstico com diretrizes, objetivos, metas e estratégias. O documento se baseou na identificação dos principais problemas da Educação nacional para definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias voltados à Educação nacional no próximo decênio, enfatizando a importância da gestão democrática e do planejamento educacional.
Agora, o foco é em discutir a Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação, buscando fortalecer a apropriação de dados e informações sobre a Educação. Isso é fundamental para a Educação, assim como para o Desenvolvimento Social, garantindo que os planos sejam construídos com base nas necessidades locais e que a Educação seja priorizada.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo