Conselho Consultivo do MEC discute referenciais de qualidade da oferta de curso de graduação na modalidade EaD, envolvendo educação superior, Secretaria de Regulação, processo de interlocução com instituições de ensino e modelos de oferta.
A educação é um direito fundamental e essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No Brasil, o Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares) tem um papel importante na garantia da qualidade da educação superior, especialmente na modalidade de ensino à distância.
Recentemente, o CC-Pares deu prosseguimento às discussões sobre os referenciais de qualidade para a oferta de cursos de graduação na educação superior à distância (EaD). Essa é uma medida importante para garantir que os estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade e que os cursos de graduação atendam aos padrões estabelecidos. Além disso, a EaD é uma modalidade de ensino que tem crescido significativamente nos últimos anos, e é fundamental que haja uma regulamentação clara e eficaz para garantir a qualidade do ensino oferecido. Com essas discussões, o CC-Pares busca garantir que a educação superior à distância seja uma opção viável e de qualidade para os estudantes brasileiros.
Reunião do CC-Pares discute a educação superior e a graduação à distância
Na última quinta-feira, 26 de setembro, o grupo coordenado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC) se reuniu para discutir o tema da educação a distância. Essa reunião reafirma o compromisso do MEC com a educação superior e com a graduação à distância, destacou a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo.
A educação é um tema complexo que exige máxima atenção de todas as partes para assegurar a melhoria da modalidade de ensino no País. Esse trabalho é resultado de uma construção conjunta e embasada, que visa mergulhar de forma mais profunda no tema da educação. A reunião apresentou as ideias centrais para os novos referenciais, considerando o processo de interlocução com instituições de ensino superior e entidades ligadas à educação.
Para a construção das propostas, foram feitas 20 visitas técnicas a fim de se conhecerem os diversos modelos de oferta de educação a distância (EaD) por instituições públicas e privadas de diferentes portes e em vários locais do Brasil. A educação a distância é um tema que tem ganhado destaque nos últimos anos, e a revisão dos referenciais de qualidade se mostra necessária, tendo em vista a expansão da oferta de cursos à distância e as mudanças tecnológicas, metodológicas e conceituais que a modalidade experimentou.
Revisão dos referenciais de qualidade da EaD
Os referenciais de qualidade da EaD em vigor datam de 2007, e a revisão se mostra necessária para garantir a qualidade da educação. A expectativa é que, após o debate, o MEC consolide uma interpretação sobre os principais elementos que garantem qualidade na oferta de ensino. Desse modo, norteará a elaboração de um documento técnico que, nos termos da Portaria nº 528/2024, orientará a revisão do marco regulatório e dos novos instrumentos de avaliação da educação a distância, até 31 de dezembro deste ano.
O CC-Pares é um conselho que tem a finalidade de assessorar a Secretaria na formulação de políticas públicas. Compõem o CC-Pares representantes das secretarias e autarquias do MEC; de instituições públicas e privadas; da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e da União Nacional dos Estudantes (UNE). A educação é um tema que requer a colaboração de todas as partes envolvidas para garantir a qualidade da educação superior e da graduação à distância.
Fonte: © MEC GOV.br
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