Custo por quilômetro rodado: R$ 2,20 em veículos elétricos e R$ 1,90 em tradicionais, considerando preço de revenda e valor de abastecimento.
O Volvo EX30, um modelo de veículo elétrico, está disponível no mercado brasileiro por R$ 229.950. A tecnologia elétrica é uma opção cada vez mais atraente para os consumidores. Recarregar um veículo elétrico é, de fato, mais econômico do que abastecer um veículo à combustão, quando considerado o quilômetro rodado.
No entanto, segundo o professor José Roberto Moreira, do Instituto de Energia Elétrica da USP (IEE-USP), nem sempre ter um carro elétrico será mais vantajoso. Isso ocorre porque o custo inicial de aquisição de um veículo elétrico, como o Volvo EX30, pode ser mais alto do que o de um carro convencional. Além disso, a infraestrutura de recarga ainda é limitada em muitas regiões do país, o que pode afetar a conveniência de ter um veículo elétrico. A escolha entre um veículo elétrico e um carro à combustão depende de vários fatores, incluindo o uso e o orçamento do proprietário.
Veículos Elétricos: Uma Análise Econômica
O professor José Roberto Moreira, com mais de 30 anos de experiência na área de energia, realizou um cálculo para avaliar qual modelo de veículo é mais econômico. Considerando várias variáveis, ele chegou à conclusão de que rodar em um veículo elétrico custaria em torno de R$ 2,20 por quilômetro, enquanto um veículo à combustão custaria R$ 1,90.
Para chegar a essa conclusão, Moreira considerou o preço do veículo, o investimento necessário, a energia consumida, o preço de revenda após uso e o que poderia ser feito com o capital investido. Ele ressalta que a diferença se dá principalmente pelo alto valor de venda dos carros elétricos no Brasil. Atualmente, o modelo mais barato é o Renault Kwid E-Tech, vendido a partir de R$ 99 mil, enquanto o carro zero à combustão mais barato é o Fiat Mobi, em torno de R$ 73.990.
O Kwid elétrico é o único modelo abaixo dos R$ 100 mil. Em seguida, os carros elétricos mais baratos são o BYD Dolphin Mini, que custa cerca de R$ 115,8 mil, e o JAC E-JS1, a partir de R$ 126,9 mil. Moreira acredita que esses preços distanciam os veículos elétricos da realidade da maioria dos brasileiros, que têm um automóvel para cada seis pessoas e consideram a classe média como compradora de veículos.
Quando o Veículo Elétrico Vale a Pena?
Moreira explica que o cálculo feito por ele é uma média e que, para aqueles motoristas que rodam muito com o carro, o elétrico pode ser uma boa opção, pois compensa o valor do investimento no baixo custo para recarga. Um carro elétrico faz cerca de 6 km por quilowatt-hora, e o quilowatt-hora está custando em torno de R$ 0,80, o que significa que o km sai a 10, 15 centavos.
Além disso, Moreira analisa que aquelas pessoas com mais condição financeira e que já iriam gastar mais de R$ 100 mil em um carro também podem considerar o modelo elétrico como uma opção viável.
O Impacto da Bandeira de Energia no Custo do Veículo Elétrico
No cenário atual de crise hídrica e acionamento das bandeiras tarifárias de energia elétrica, consumidores podem se preocupar sobre o efeito dessa taxa no recarregamento dos veículos. No entanto, o professor Moreira garante que o impacto da bandeira de energia é baixo sobre o valor do quilômetro rodado em um veículo elétrico.
Fonte: @ Terra
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