Sistema de direção automatizada é testado em Dingolfing (Alemanha) e será implementado em mais fábricas com tecnologia avançada de nuvem, modelos elétricos e carrocerias da Rolls-Royce.
O modelo de automação adotado pela BMW em sua fábrica de Dingolfing, na Alemanha, vem revolucionando a indústria automobilística a partir de 2022, com a implementação do Automated Driving In-Plant (AFW) em sua produção de veículos. Este sistema permitiu que a empresa utilizasse a tecnologia autônoma em diversos modelos, como o BMW Série 5 e Série 7, além de componentes elétricos e carrocerias da Rolls-Royce, o que veio a reforçar a capacidade da planta em produzir veículos de alta qualidade na velocidade necessária. Com mais de 17 mil funcionários, a fábrica de Dingolfing já atingiu os padrões esperados em relação a produtividade.
Com o objetivo de expandir o uso do AFW, a BMW pretende colocar em prática o sistema de direção autônoma em sua fábrica de Leipzig, na Alemanha, onde serão produzidos 90% dos veículos da marca MINI e BMW, após obter a certificação para o uso do sistema em toda a União Europeia. Com o AFW em funcionamento, os veículos podem se movimentar autonomamente por quase 1,6 km, do salão de montagem até a área de acabamento, de maneira eficiente e produtiva. Além disso, a BMW planeja utilizar o sistema de automação em suas fábricas futuras, o que pode revolucionar ainda mais a indústria automobilística, tornando-a mais eficiente e produtiva.
Desenvolvimento Avançado na Automação
A BMW está investindo pesadamente na automação, especialmente no sistema de direção autônoma, visando tornar seus veículos elétricos cada vez mais seguros e eficientes. Recentemente, a montadora alemã anunciou a expansão do sistema Advanced Frontal Driving Assistant (AFW) para mais fábricas em 2025. Este sistema é fundamental para a automação e integração de componentes de veículos, elevando a experiência dos motoristas e melhorando a direção autônoma dos carros elétricos da BMW.
A BMW também está explorando o uso de sensores de carrocerias da Rolls-Royce, que são projetados para otimizar a tecnologia de nuvem avançada, permitindo um melhor reconhecimento do ambiente circundante e, consequentemente, uma evolução na automação. Além disso, a BMW está trabalhando em conjunto com fornecedores de tecnologia para melhorar o uso de sensores LiDAR, principalmente aqueles que permitem a detecção de obstáculos em diferentes condições de iluminação, como o uso de modelos de carros de precisão para fornecer informações detalhadas sobre a direção e movimento dos veículos da BMW.
O sistema AFW não será apenas limitado à automação, mas também buscará aprimorar a experiência do motorista de carros elétricos da BMW. Isso inclui o desenvolvimento de novos componentes de veículos elétricos e a expansão tecnológica na área de direção autônoma, visando oferecer aos consumidores uma viagem mais segura e confortável. A expansão do sistema AFW em outras fábricas, como em Regensburg e Oxford, em 2025, demonstra a visão da BMW de tornar a automação uma parte essencial de sua produção de veículos elétricos, incluindo os carros elétricos da nova linha BMW Neue Klasse.
A expansão do sistema AFW além da fábrica de Dingolfing, que foi o primeiro local onde foi implementado o sistema, demonstra a visão da BMW para a automação em todas as suas fábricas. Isso inclui a instalação do sistema na fábrica de Debrecen, na Hungria, que produzirá os futuros carros elétricos da BMW Neue Klasse, contribuindo para a integração da automação em todos os processos de fabricação da BMW. A implantação do sistema em outras fábricas da BMW, como em Regensburg e Oxford, representa um compromisso contínuo da montadora em melhorar a automação, oferecendo aos motoristas a experiência mais segura de carros elétricos.
Fonte: @Olhar Digital
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