Crescimento de 35% na instalação de pontos de recarga em condomínios do Estado supera média nacional.
Ao passo que a demanda por carros elétricos cresce no Brasil, a indústria da construção civil se adapta para suprir a necessidade de instalação de tomadas elétricas para veículos.
Além da instalação de carregadores elétricos para veículos, a procura por pontos de recarga para veículos elétricos também tem impulsionado o setor de infraestrutura urbana.
Instalação de Tomadas Elétricas para Veículos: Mercado em Crescimento
De acordo com um estudo realizado pelo banco para condomínios CondoConta, foi observado um aumento de mais de 35% na instalação de tomadas e obras em infraestrutura para suportar maior capacidade elétrica em condomínios de São Paulo. O crescimento de 25% na instalação de tomadas nas demais regiões do país, comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período deste ano, também é um indicativo do aumento da demanda por pontos de recarga para veículos elétricos.
O cenário aponta para uma tendência em que os pontos de recarga se tornarão tão comuns nos edifícios residenciais quanto a piscina na área de lazer e a churrasqueira na varanda. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revela que, de janeiro a junho de 2024, foram emplacados mais de 79 mil carros elétricos, representando um aumento de 146% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A previsão da ABVE é que o número de veículos elétricos vendidos em 2024 ultrapasse os 150 mil, um crescimento superior a 60% em relação a 2023. Esse movimento de expansão não se restringe apenas a São Paulo, mas abrange todo o território nacional.
Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador do CondoConta, destaca a importância de investimentos em infraestrutura para carregamento de veículos elétricos nos condomínios. Ele ressalta que a maioria dos condomínios, especialmente os mais antigos, carece da infraestrutura necessária para atender à demanda crescente por instalação de carregadores elétricos.
Para atender a essa demanda, é essencial que os condomínios realizem assembleias para aprovar a instalação de pontos de recarga. Nesse processo, os moradores decidem sobre os custos, a modalidade da instalação e a forma de cobrança da energia utilizada nos pontos de recarga.
Após a aprovação, é fundamental realizar uma avaliação da infraestrutura elétrica do edifício para determinar a viabilidade do projeto. Um engenheiro elétrico especializado deve elaborar um laudo técnico que garanta a segurança e eficiência da instalação dos pontos de recarga.
Apenas com o laudo técnico aprovado, o síndico pode iniciar o contato com uma empresa homologada para dar continuidade ao processo de instalação dos carregadores elétricos nos condomínios. A demanda por pontos de recarga de carros elétricos reflete a crescente conscientização ambiental e a transição para veículos mais sustentáveis no mercado automotivo.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo