Método eficaz para gerenciar tempo, especialmente em trabalho remoto, com técnicas de gerenciamento de tempo, habilidade profissional de hoje e aplicação de lei de Parkinson.
Trabalhar de forma eficaz em um ambiente remoto exige uma alta produtividade, não apenas para alcançar os objetivos, mas também para manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. A produtividade é fundamental para aproveitar ao máximo o tempo disponível e garantir que as tarefas sejam concluídas dentro do prazo.
Para superar os desafios do trabalho remoto e manter o nível de produtividade alto, é essencial gerenciar o tempo de forma eficaz. Isso inclui criar um roteiro de tarefas, priorizar as atividades mais importantes e evitar distrações. Além disso, é fundamental gerenciar o tempo para evitar a sobrecarga de trabalho e garantir que cada tarefa seja concluída da forma mais eficiente possível. Ao gerenciar o tempo com eficiência, pode alcançar altos níveis de produtividade, eficácia e eficiência, tornando-se mais produtivo e alcançando seus objetivos rapidamente.
Produtividade: o Secreto Para Gerenciar Tudo
Há pessoas que desperdiçam tempo saltando de uma tarefa para outra, acreditando que a multitarefa é a solução para os problemas, quando na verdade é o próprio problema. Por isso, gostaríamos de destaquear uma técnica validada pela Harvard para parar de perder tempo e focar no que realmente importa. Chama-se timeboxing e é considerada a melhor maneira de gerenciar o tempo no trabalho, de acordo com especialistas. Leia também: ‘Deixei meu trabalho no primeiro dia’ – o caso de um jovem que demonstra mais uma vez que a Geração Z vai mudar tudo no trabalho.
Timeboxing: a Técnica de Produtividade Mais Útil de Acordo com a Harvard
Timeboxing é uma técnica de gerenciamento de tempo que consiste em estabelecer blocos de tempo para as diferentes tarefas que temos que realizar. Os blocos de tempo precisam ser realistas e é especialmente importante que façamos um cronograma para que a cada dia nossas tarefas sejam tão ordenadas quanto possível e não gastemos mais tempo do que aquele atribuído para essa tarefa específica. De acordo com a Harvard Business Review, o timeboxing é a chave para a produtividade, pois ‘pode ser a habilidade prática mais importante que você pode desenvolver como profissional hoje’. E é uma habilidade que pode ser adquirida com prática e aplicação diária.
Timeboxing: O Trabalho a Nosso Favor
O que conseguimos com esta técnica de timeboxing é que o tempo trabalhe a nosso favor e terminemos a tarefa mais cedo devido à Lei de Parkinson. Esta lei refere-se ao fato de que quanto mais tempo temos, mais prolongamos a tarefa. Assim, limitar a tarefa a um tempo menor também reduz o tempo que levamos para realizá-la, o que aumenta nossa produtividade. Além disso, por se tratar de uma técnica de gestão do tempo que estrutura tanto e tão bem as tarefas, evitamos saltar de uma para outra, porque o cérebro não está preparado para multitarefas. Apsar do que possamos pensar, os seres humanos só podem realizar uma tarefa de cada vez.
Como Usar o Timeboxing de Maneira Simples
O timeboxing tem três etapas: o primeiro de tudo é o brain dumping, que nada mais é do que escrever ou fazer uma lista com tudo o que temos para o dia. Para aplicar uma técnica de gestão de tempo primeiro é necessário passar algum tempo se organizando antes de começar a trabalhar. Depois de tudo anotado, começa a fase dois, que é uma recomendação vital: descobrir quais tarefas do dia são prioridades. E é importante por dois motivos. Para estabelecer prioridades, ou melhor, conhecer as tarefas e ordená-las adequadamente, podemos utilizar uma matriz de Eisenhower, que nos ajuda a visualizar o que é mais importante. Após organizar todas as tarefas e com elas ‘na mesa’, é hora de organizar e calcular o tempo que levará para cada uma delas. À medida que fazemos isso dia após dia, refinaremos ainda mais o tempo gasto e reduziremos o tempo necessário para definir nosso timeboxing. Leia também: Pessoas com altas habilidades costumam ter essas quatro manias sem saber que são reflexo de sua inteligência.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo