Carta ao torcedor, lamentamos o desequilíbrio financeiro que afetou nossas contratações e impactou no desempenho do nosso departamento de futebol, merecendo nossa desculpa.
O Athletico divulgou uma carta aberta aos torcedores e apaixonados do Furacão, após a decepcionante despedida da Série A do Brasileiro. Em termos de desculpas, o clube reconheceu que cometeu erros, justificando-os como consequência de um ‘desequilíbrio financeiro’ enfrentado ao longo da temporada. O texto também destaca a necessidade de uma reflexão para se preparar para uma nova realidade em 2025.
O Athletico reconhece o desafio que enfrentará na Série B, mas também promete uma visão renovada para a instituição. Em um contexto mais amplo, a carta também aborda o cenário econômico do futebol, destacando as desigualdades entre clubes e a necessidade de busca por soluções para equilibrar os orçamentos. O clube se compromete a trabalhar por uma melhor gestão financeira, evitando o cenário que, segundo eles, foi um dos principais fatores que contribuíram para o rebaixamento ao longo da temporada.
Reestruturação no Athletico para lidar com mudanças no futebol brasileiro
O Athletico Paranaense enfrentou um desafio significativo em 2024, com o desequilíbrio financeiro gerado pela vinda das SAFs ao futebol brasileiro. A instituição reconheceu os erros cometidos e se comprometeu a refletir sobre eles para melhorar o caminho para o futuro. Para isso, iniciou uma reestruturação ampla no departamento de futebol, com a demissão de técnicos e gestores desportivos experientes, como Lucho González, Paulo Autuori e Paulo Miranda. Além disso, o Athletico também realizou um dos maiores investimentos em contratações de sua história, com cerca de R$ 80 milhões gastos no começo do ano.
No entanto, a maioria desses reforços não deu o retorno esperado em campo, o que levou ao descenso do Athletico para a Série B. A carta do Athletico ao torcedor reconhece o triste resultado esportivo de 2024 e pede desculpas pelo decepcionante desempenho. Além disso, a instituição também se compromete a refletir sobre os erros cometidos e aperfeiçoar seu caminho para o futuro.
Novos desafios no futebol brasileiro
O futebol brasileiro está passando por uma fase de mudanças significativas, com a vinda das SAFs e a injeção de aporte financeiro por investidores. Isso gerou um novo desequilíbrio financeiro, com demandas maiores por parte do mercado. O Athletico reconhece que fez um dos maiores investimentos em contratações de sua história, mas não conseguiu dar o retorno esperado em campo.
Futuro do Athletico
O Athletico se compromete a refletir sobre os erros cometidos e aperfeiçoar seu caminho para o futuro. A instituição reconhece que precisa adaptar-se às novas realidades do futebol brasileiro e encontrar novas formas de sucesso. O elenco principal do Athletico entrou em férias e se reapresentará apenas no dia 8 de janeiro, com a estreia no Campeonato Paranaense marcada para o dia 14 de janeiro contra o Paraná Clube.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo