ouça este conteúdo
Partido Republicano mobiliza-se por Trump; dissidências afetam Biden em noite de confronto político acirrado.
Multidões de apoiadores entoavam ‘lutar, lutar, lutar’ e erguiam os punhos na noite de quinta-feira (18), enquanto Donald Trump se regozijava com o apoio do novo Partido Republicano que ele formou e que o idolatra como um super-herói abençoado por Deus. A cena contrastava com a solidão e a enfermidade de Joe Biden em sua casa de praia em Delaware, à medida que o partido que ele liderou para a vitória há apenas quatro anos virava as costas para o presidente de 81 anos.
A rivalidade entre Trump e Biden atingiu um novo patamar na quinta-feira, com a possibilidade de um desfecho humilhante se aproximando para o presidente. Desde que Biden prometeu combater pela alma da nação após os eventos em Charlottesville, na Virgínia, há sete anos, os caminhos de Donald Trump e Joe Biden seguiram rumos diferentes, culminando em um confronto político intenso e cheio de reviravoltas.
Trump: Presidente em Confronto Político Acirrado
Trump aceitou a nomeação de um partido unido convencido de que está caminhando para a vitória em novembro, enquanto os Democratas se dividiram, com alguns temendo que o seu presidente pudesse levá-los a uma derrota esmagadora depois de um desempenho cataclísmico no debate ter lançado a sua campanha de reeleição em queda livre há três semanas.
Leia Mais Reino Unido descarta ataque hacker em crise global de sistemas, diz fonte Emissora britânica perde o sinal em meio à falha generalizada em sistemas CrowdStrike: pane de sistemas pode ter partido de falha em antivírus corporativo
Trump: Capítulo Final Humilhante na Noite de Quinta-feira
Trump falou na última noite da Convenção Nacional Republicana, no final de uma semana que talvez não tivesse vivido para ver, depois de escapar por pouco a uma tentativa de assassinato – a segunda reviravolta surpreendente em três semanas numa campanha eleitoral subitamente transformada.
‘Há poucos dias, minha jornada com vocês quase terminou, sabemos disso’, disse Trump. ‘E, no entanto, aqui estamos esta noite, todos reunidos, conversando sobre a promessa futura e uma renovação total de algo que amamos muito, chamada América’, declarou ele. ‘Vivemos em um mundo de milagres’.
Enquanto o ex-presidente contava melancolicamente a história do momento horrível em que foi atacado num parque da Pensilvânia no sábado, ele demonstrou rara vulnerabilidade e reflexão. ‘Eu não deveria estar aqui esta noite’, disse Trump à multidão, que irrompeu em um grito espontâneo de ‘sim, você está, sim, você está!’. Os olhos das pessoas nas arquibancadas da arena do Milwaukee Bucks brilharam de lágrimas enquanto Trump descrevia como ouviu um ‘som alto de zumbido’ e sentiu algo o atingir ‘com muita, muita força em (sua) orelha direita’. Ele sobreviveu, disse ele, porque tinha ‘Deus do (seu) lado’.
Trump: Super-Herói Tocado por Deus
Os assessores de Trump prometeram demais. Durante toda a semana, os republicanos esculpiram a narrativa de um homem de ferro que arrastaria uma América ferida para fora do abismo, no momento em que ele se levantava ensanguentado do encontro com a morte e erguia o punho desafiador.
Mas os assessores de Trump prometeram que o seu candidato também mudou na sequência de um tiroteio que o feriu na orelha direita – e responderia ao seu novo sopro de vida com uma mensagem de reconciliação e unidade nacional. E no início das suas observações, Trump alcançou uma visão de renovação nacional. ‘A discórdia e a divisão na nossa sociedade devem ser curadas. Como americanos, estamos unidos por um destino único e por um destino partilhado. Subimos juntos. Ou desmoronaremos’.
Mas o novo Trump durou apenas alguns minutos antes da volta da versão antiga. Em pouco tempo, o ex-presidente começou a reclamar do aparelhamento da justiça, alegando falsamente que nações estrangeiras estavam enviando pessoas dos seus hospitais para doentes mentais através da fronteira dos EUA e acusando os democratas de trapacear nas eleições. O ex-presidente tentou então recriar a atmosfera distópica do seu abrasador discurso na convenção de 2016 – embora a
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo