Vivo celebra o amor afrocentrado com o projeto Amores Pretos, destacando a força da identidade negra e rompendo com desumanização e referências negativas.
O amor é uma essência transformadora, capaz de desafiar barreiras e resistir às adversidades.
Em um mundo cada vez mais conectado, a amor é o que nos mantém unidos, rompendo fronteiras e construindo pontes entre as pessoas. Nessa jornada, é fundamental cultivar e resistir às desvantagens para que o amor possa se manifestar em suas diversas formas, como reconhecimento, carinho e cuidado.
Diversidade e Inclusão: O Amor Negro como Resistência e Transformação Social
Em um mundo onde a desumanização e a exclusão têm tentado silenciar as vozes negras, o amor afrocentrado emerge como uma força poderosa de resistência e transformação social. Com o mote ‘Amor Negro: Uma Força Transformativa’, a Vivo celebra as múltiplas formas do amor negro, colocando-o no centro de discussões sobre identidade, corpos marcados, negros e identidade.
A Historização da Desumanização e o Amor como Espaço de Fortalecimento
Ao longo da história, os corpos negros foram objeto de desumanização e o não merecimento de afeto. Muitas pessoas negras ainda hoje não se veem como dignas de serem amadas ou capazes de retribuir o amor. Diante disso, o amor entre pessoas negras cria um espaço seguro para celebrar vivências e construir referências positivas.
O Poder Transformador do Amor: Uma Perspectiva de bell hooks
Segundo bell hooks, autora e ativista antirracista, ‘o amor é poderoso o suficiente para transformar o presente e sonhar o futuro.’ Esse é o poder do amor. O amor cura e transforma. Com o lançamento de um curta-metragem que coloca o amor negro como protagonista, a Vivo destaca a potência do amor em construir novas realidades.
Ampliar a Visibilidade e Contribuir para o Aumento da Representatividade
A campanha Amores Pretos da Vivo visa ampliar a visibilidade e contribuir para o aumento da representatividade dos amores negros. Ao possibilitar que diferentes imaginários sociais sobre o amor ganhem espaço nas narrativas sociais, a Vivo contribui para um mundo mais inclusivo e diverso.
A Beleza e Pluralidade dos Amores Pretos
A Vivo também patrocina o Afropunk, maior festival de cultura negra do mundo, para exaltar a beleza e pluralidade dos amores pretos. Ao longo dos dias de festivais, os amores reais entre pessoas negras são fotografados e ocupam os OOH da cidade de Salvador, onde acontece o festival, num movimento real e encantador sobre ocupação de espaços e representatividade.
Fonte: @ Nos
Comentários sobre este artigo