Estação quente começa às 6h20 de sábado, 21, com tempo-instável e chuvas-repentinhas.
O Brasil enfrenta o início de uma verão inédito, marcado por um clima instável e alterações significativas em relação às estâncias anteriores. Essa verão promete ser uma experiência única, com dias quentes e noites frescas, proporcionando um equilíbrio interessante para os brasileiros.
Com o atraso nas chuvas, a temporada de chuvas está se atrasando, o que pode afetar a produção agrícola. Mais de 50% da população do Brasil encontra-se em áreas de verão, o que pode dificultar a adaptação ao clima quente. A estação quente, em sua primeira semana, já está mostrando sinais de possíveis temporais, o que pode afetar a vida de muitas pessoas.
Verão sem o El Niño: chuvas frequentes e temperaturas mais amenas
O verão de 2025 começou com um clima chuvoso em boa parte do Brasil, com previsões de chuvas intensas e ventos fortes em várias regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta que áreas do País podem receber até 100 milímetros de chuva, com ventos de até 100 km/h.
Temporais em diversas regiões
As regiões mais afetadas com as precipitações nos próximos dias serão o Sudeste e Centro-Oeste, onde os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deverão apresentar um maior volume de chuvas. Na mesma lista, estão o sul de Goiás, o sul de Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Verão menos ‘calorento’ e mais chuvoso
O clima chuvoso das primeiras 24 horas de verão define bem como será o período em 2025. Com início às 6h20 de sábado, 21, e fim previsto para 20 de março do ano que vem, a estação não deverá ser marcada por grandes ondas de calor. De acordo com o Climatempo, a falta do El Niño pode explicar o verão ‘atípico’. O fenômeno, que foi o principal responsável por manter a atmosfera aquecida no ano passado, não acontecerá nos próximos meses.
Verão com tempo instável e chuvas repentinas
O céu aberto e o sol característicos da estação ainda são previstos para dar as caras em todo o Brasil durante os meses de verão. No entanto, o calorão deve dar lugar ao tempo instável e às chuvas repentinas e volumosas, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. Já a região Sul e parte do Norte deverão enfrentar temperaturas elevadas, com alguns dias com calor acima do normal, mas sem recordes previstos.
Verão sem grandes ondas de calor
As temperaturas se manterão mais amenas, com uma frente fria avançando na região, em especial no norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Goiás e Distrito Federal também podem ser atingidos. O verão de 2025 não terá recorde de calor, e as ondas quentes que marcaram o verão passado não deverão se repetir.
Verão com chuvas frequentes e temperaturas mais amenas
O período de verão de 2025 promete ser menos ‘calorento’ e mais chuvoso, com chuvas frequentes e temperaturas mais amenas. A falta do El Niño pode explicar o verão ‘atípico’, e o fenômeno não acontecerá nos próximos meses. O céu aberto e o sol ainda são previstos para dar as caras em todo o Brasil, mas o tempo instável e as chuvas repentinas e volumosas devem ser mais frequentes.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo