Uma brecha no app permite adicionar usuários desconhecidos a grupos de propaganda, afetando até os grupos configurados para aceitar apenas contatos conhecidos pelo aplicativo para celular.
A partir de setembro, usuários do WhatsApp começaram a relatar que números desconhecidos estavam adicionando amigos a grupos de propaganda, mesmo quando a configuração do aplicativo para autorização de grupos apenas por contatos conhecidos estava ativa. Essa brecha no WhatsApp permite que uma pessoa adicione qualquer outro número a um grupo, independentemente da configuração de autorização de entrada, permitindo que números desconhecidos, especialmente números não registrados, adicionem usuários ao grupo sem a sua autorização, resultando em spam e propaganda indesejada.
As mensagens de spam no WhatsApp Web: quando o desconhecido se torna um problema
O serviço de mensagens instantâneas, conhecido por sua privacidade e segurança, está permitindo que golpistas atinjam usuários. As mensagens de spam se manifestam na plataforma de computador, o WhatsApp Web, e não no aplicativo para celular. Isso pode ser um resultado de uma falha na política de gerenciamento de contatos. Ao ser adicionado a grupos com títulos ‘Nome desconhecido’, o usuário não consegue interagir com os demais membros, pois logo é excluído do grupo. O aviso que aparece em tela lembra que ‘Você não pode enviar mensagens para o grupo porque não participa dele’.
Empresas de diversos setores envolvem o usuário em suas propostas, como a renegociação de dívidas, contratação de planos de saúde, loterias, transportadoras, lojas de suplementos e empresas de telefonia. Essas mensagens incluem um número de telefone ou um link para um canal de atendimento, permitindo que o golpista entre em contato direto com o usuário. A Meta, dona do aplicativo, ainda não retornou a solicitação de posicionamento sobre o assunto.
O que fazer com números e grupos desconhecidos? Atualmente, o WhatsApp não está funcionando como deveria para evitar que usuários sejam adicionados a grupos sem consentimento. Nesse caso, a melhor opção é denunciar o grupo ou o número. Veja abaixo como fazer isso: Na tela da conversa, clique nos três pontinhos (⋮); Clique ‘Mais’ e, em seguida, em ‘Denunciar’; Selecione se você quer apagar a conversa – esta opção fica ativada por padrão, por isso, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio; Selecione ‘Denunciar’; Informe por que o número está sendo bloqueado, como ‘conteúdo indesejado’ – se você não optar por bloquear o contato, esta tela não será exibida. Se o conteúdo for grave e incluir questões como ameaças à vida, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo