Acidente aéreo no mês passado deixou 62 mortos, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes; informações meteorológicas disponíveis.
Depois que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) publicou o relatório preliminar referente à queda do avião da VOEPASS, os parentes das vítimas começaram a se pronunciar. Na última sexta-feira (6), Fátima Albuquerque, mãe da médica Arianne Albuquerque Risso, de 34 anos, que perdeu a vida no acidente do mês anterior, compartilhou detalhes sobre a reunião com os peritos que investigaram o caso.
A situação gerou grande comoção entre os familiares, que buscam respostas sobre o que ocorreu. Fátima destacou que a dor da perda é imensurável e que o acidente trouxe à tona questões que precisam ser esclarecidas. Ela mencionou que a reunião foi um momento crucial para entender melhor o sinistro e as possíveis causas que levaram a essa tragédia. A busca por justiça e esclarecimento é fundamental para todos os envolvidos.
Clima de Tristeza entre as Famílias
Fátima compartilhou com o Metrópoles que o clima entre as famílias afetadas pelo acidente é de ‘extrema tristeza’. Ela recordou momentos difíceis, afirmando: ‘Várias vezes choramos’. Fátima também expressou sua compreensão sobre a necessidade de uma explicação técnica por parte do Centro de Investigação e Prevenção (Cenipa): ‘A gente viu que uma coisa é a realidade, e outra coisa é a burocracia. Para eles, o que importa é papel’.
Relatório Preliminar sobre o Acidente em Vinhedo
Embora esta tenha sido a primeira manifestação oficial das autoridades sobre o sinistro, Fátima já esperava o resultado da reunião dos especialistas. O relatório preliminar revelou falhas no sistema de degelo do avião. ‘Se você não visse a condição da aeronave, ia achar que era novinha, que tinha acabado de comprar. A realidade está destoante das instituições. Com todos os papéis em dia, não importa. Porque estava a olho nu aquilo [defeitos no avião]. Disseram que estava apto a voar, tinha tido manutenção. Caiu porque resolveu cair’, desabafou.
Informações do Investigador
Durante uma coletiva de imprensa, o tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, que é o investigador-encarregado do Cenipa, detalhou informações gerais sobre a aeronave, a tripulação, o plano de voo e as condições meteorológicas. Ele mencionou que uma previsão de gelo severo na rota do avião já era esperada para o dia do acidente. A meteorologia previa condição de formação de gelo severo no trajeto da aeronave da Voepass.
Conclusões do Laudo de Investigação
A conclusão do laudo determinou que a aeronave estava certificada para voar em condições de formação de gelo, e a tripulação possuía a qualificação e a experiência necessárias para esse tipo de voo. Além disso, as informações meteorológicas estavam disponíveis antes do horário da decolagem, mas o voo passou por uma condição de formação de gelo severo. Por fim, foi determinado que a tripulação não declarou emergência, resultando em perda de controle da aeronave durante o voo em condições adversas.
Próximas Etapas da Investigação
As próximas etapas da investigação incluirão exames de materiais e testes funcionais de equipamentos, por meio de interação com o operador, representantes acreditados e fabricantes; entrevistas com foco nas condicionantes individuais, psicossociais e organizacionais, além da análise de procedimentos operacionais e de manutenção. ‘Sabemos que nenhuma explicação técnica preencherá o vazio deixado [pelas vítimas]. Estamos empenhados em divulgar, com a máxima transparência e a máxima imparcialidade, as informações que constam neste reporte preliminar’, afirmou o atual comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Simulação dos Sistemas da Aeronave
Uma simulação revelou os sistemas que foram ativados no painel nos minutos que antecederam a queda do avião. O acidente, que resultou na tragédia, envolveu uma aeronave com 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes, que caiu em um condomínio localizado no bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A VOEPASS liberou o nome das vítimas, trazendo à tona a gravidade do sinistro e suas consequências devastadoras.
Fonte: @ Hugo Gloss
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