Referência mundial de promoções, surgida nos EUA, chega em 2024, com expectativas altas para esta sexta-feira, no setor do varejista, com plano de operacionalização intensa e impacto significativo no trânsito.
A Black Friday, como é conhecida, é uma das datas mais esperadas por consumidores em todo o mundo. Com o objetivo de atrair milhões de pessoas, ela se popularizou nos Estados Unidos após impactar o setor varejista. Este ano, a data da Black Friday será celebrada no Brasil e globalmente na sexta-feira, 29 de novembro, atrás da Black Friday.
Com a expansão do comércio eletrônico no Brasil, a Black Friday tem se tornado mais popular, atraindo pessoas ao longo de todo o dia. No entanto, em anos anteriores, o dia da Black Friday fracassou para algumas pessoas, que esperavam por descontos exclusivos somente aquele dia. Com isso, muitas compras online foram realizadas antes da data, afetando a popularidade da Black Friday. No entanto, o sucesso da Black Friday em 2022 foi um marco, demonstrando que o Black Friday ainda é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores em todo o mundo. Muitos consumidores também adquiriram produtos da Black Friday para compras online.
Origens Controversas do Nome ‘Black Friday’
O nome ‘Black, Friday’ tem uma história complexa e divergentes interpretações. Embora tenha sido registrado pela primeira vez em 1869 nos Estados Unidos, inicialmente não estava relacionado às compras. Nesse ano, dois investidores, Jay Gould e James Fisk, tentaram monopolizar o mercado de ouro do país. Sua tentativa fracassou, levando a um colapso do valor do metal, falências para empresas e indivíduos em uma sexta-feira, registrada como ‘Black, Friday’ devido à calamidade financeira.
A Evolução do Conceito
Décadas mais tarde, na década de 1960, o termo ressurgiu com um significado diferente. Policiais da Filadélfia começaram a usá-lo para descrever o trânsito intenso que ocorria no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando milhares de consumidores lotavam as ruas em busca de ofertas. O comércio local percebeu a oportunidade de transformar o caos em um evento comercial, inicialmente com uma conotação negativa. Com o tempo, a perspectiva econômica positiva predominou, associando o termo ao momento em que as lojas saíam do prejuízo e alcançavam lucros significativos, graças ao aumento das vendas.
Black, Friday no Brasil
Este ano, a Black, Friday acontece em 29 de novembro, na última sexta-feira do mês, como de costume, no Brasil. Nos Estados Unidos, a data é sempre realizada no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, enquanto no Brasil, ela foi incorporada ao calendário comercial em 2010. Desde então, a Black, Friday no Brasil cresceu em relevância, com promoções que abrangem tanto lojas físicas quanto plataformas digitais.
Consequências da Black, Friday
Em 2023, a data movimentou cerca de R$ 7,2 bilhões no comércio eletrônico, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). A expectativa para 2024 é de um aumento de 10,18% nas vendas, atingindo R$ 7,93 bilhões somente nas compras online. A Black, Friday ao redor do mundo trouxe mudanças significativas ao setor de varejo. Embora tenha nascido nos Estados Unidos, a tradição se espalhou para diversos países, com adaptações locais que refletem a cultura e o mercado de cada região.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo