Não ter filhos permitiu que as pessoas comprassem as coisas que queriam e tivessem mais tempo para as suas bases materiais. Taxa de natalidade e tendências sociais mostram taxas de probabilidade de ter filhos diminuindo.
A diminuição da taxa de natalidade em todo o mundo é um tema cada vez mais relevante e urgente. A cada ano, mais e mais pessoas optam por não ter filhos, e é fundamental entender as razões por trás dessa escolha.
Alguns especialistas apontam para fatores demográficos como a urbanização e a mudança nos padrões de vida, que contribuem para a perda de valores tradicionais relacionados à família e à procriação. Outros argumentam que a não disponibilidade de recursos é um fator crucial, afetando a capacidade das pessoas de sustentar e cuidar de seus filhos. Além disso, questões ambientais e sociais também são mencionadas como influenciadoras, uma vez que muitos optam por não ter filhos devido à preocupação com o impacto ambiental da humanidade em nosso planeta e a busca por uma vida mais simples e sustentável.
Crise de Natalidade: Mudanças na Visão do Mundo
Na esteira da crise de natalidade, um cenário distópico ganhou força no Japão, propondo a restrição ao casamento de mulheres acima de 25 anos. Nesse contexto, um estudo no Estados Unidos revelou que a probabilidade de adultos com menos de 50 anos de terem filhos diminuiu. Destacamos que 47% dessas pessoas não desejam filhos, diferente da proporção de 32% entre os adultos com mais de 50 anos sem filhos.
Visão do Mundo em Transformação
Entre as razões para não querer filhos, os dados do Pew Research Center apontam para a preferência por se concentrar em outras coisas, preocupações com o estado do mundo e falta de condição financeira para sustentar um filho. Além disso, 60% das mulheres afirmam não querer filhos, enquanto apenas 32% dos homens com mais de 50 anos sem filhos compartilham essa opinião.
Tendências Sociais e Bases Materiais
Os dois grupos concordam que não ter filhos os ajuda a comprar coisas que desejam, ter tempo para hobbies e poupar para o futuro. Essa perspectiva é interessante, pois ambos salientam a importância de ter alguém que cuide deles à medida que envelhecem e expressam preocupação com essa questão. Uma grande porcentagem de pessoas de ambos os grupos acredita que ter uma vida plena não está diretamente ligada à presença de filhos.
Probabilidade de Natalidade e Taxas de Natalidade
Com o objetivo de reativar as taxas de natalidade, a China propôs uma solução: financiar partos sem dor. Essa medida visa estimular a natalidade e aumentar a taxa de natalidade na China.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo