Coceira pode indicar dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite seborreica, alterações hormonais ou condições psicológicas.
A coceira é um sintoma comum que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer momento. É importante não subestimar a coceira, pois ela pode ser um sinal de que algo está errado em nosso corpo. Em muitos casos, a coceira está relacionada a uma reação alérgica, mas também pode ser causada por outras condições de saúde.
Quando a coceira se torna persistente e intensa, pode causar desconforto e irritação, afetando a qualidade de vida da pessoa. Além disso, a coceira pode ser um sintoma de doenças mais graves, como a psoríase ou a eczema. É fundamental procurar ajuda médica se a coceira for acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão ou inchaço, para determinar a causa subjacente e receber o tratamento adequado. O prurido, como também é conhecida a coceira, pode ser um sinal de alerta para problemas de saúde mais sérios.
Entendendo a Coceira: Um Sinal de Alerta para a Saúde
A coceira é um sintoma comum que pode ser causado por diversas condições de saúde. Para entender melhor o que pode estar por trás dessa sensação desconfortável, conversamos com Camilee Tostes, dermatologista e alergista adulto e pediátrica, especialista em estética avançada, do Instituto Nutrindo Ideais. Ela lista algumas das condições que a coceira pode indicar sobre a sua saúde.
A coceira pode ser um sinal de alerta para diversas condições de saúde, incluindo:
1. Dermatites: Qualquer inflamação da pele, como as dermatites, podem manifestar coceira. Normalmente, a doença possui causa genética ou autoimune, provocando prurido intenso. Entre as formas mais comuns de dermatite estão a dermatite atópica, dermatite de contato e dermatite seborreica. Essas condições podem causar desconforto e irritação na pele.
2. Infecções fúngicas ou bacterianas: As infecções na pele podem ser provocadas por fungos, bactérias ou parasitas, causando reações alérgicas, lesões e coceira. Alguns dos tipos de infecções mais comuns são micoses, candidíase, impetigo e herpes. Essas infecções podem causar prurido e desconforto na pele.
3. Alterações hormonais: Algumas alterações hormonais podem provocar episódios de coceira no corpo, já que os distúrbios podem impactar na hidratação, presença de colágeno e de sais biliares na pele. Entre as condições estão hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes, menopausa e gravidez. Essas alterações hormonais podem causar coceira e desconforto na pele.
4. Condições psicológicas: A coceira também pode ter origem psicológica em alguns quadros, que ainda podem apresentar outros sintomas associados. A manifestação pode ocorrer em quadros de depressão, distúrbio obsessivo-compulsivo, transtorno bipolar e distúrbios de personalidade. Essas condições podem causar coceira e desconforto emocional.
Quando Buscar Ajuda Médica?
De acordo com a dermatologista, o paciente deve buscar ajuda médica ao notar que a coceira se manifesta de forma persistente ou acompanhada de outros sintomas, que podem incluir descamação, lesões, pele avermelhada, presença de pus e alterações de temperatura no local da coceira. É importante buscar ajuda médica para determinar a causa da coceira e receber tratamento adequado.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo