ouça este conteúdo
Indivíduos com transtorno de personalidade narcisista apresentam falta de empatia, gerando relações conturbadas e até abusivas.
O narcisista é uma característica de personalidade que pode se manifestar de formas diversas em cada indivíduo — e é especialmente frequente durante a infância, sendo crucial para o crescimento pessoal. No entanto, se esse comportamento persistir na vida adulta, nos deparamos com um quadro de transtorno de personalidade narcisista.
Em casos mais extremos, o narcisista pode se tornar um indivíduo egocêntrico e manipulador, cujo narcisismo é considerado patológico. Esse tipo de comportamento pode afetar significativamente as relações interpessoais e a qualidade de vida da pessoa afetada, exigindo intervenção profissional para lidar com as complexidades desse quadro patológico.
Características do comportamento narcisista
Pessoas com narcisismo patológico exibem um senso inflado de sua própria importância e uma profunda necessidade de adoração e atenção. São extremamente críticas, egocêntricas, manipuladoras e possuem um senso de adoração consigo mesmas. Além disso, têm uma habilidade persuasiva extrema e facilmente fazem com que você se sinta inadequado e errado. Esses traços de personalidade são persistentes e caracterizam o comportamento narcisista.
Empatia ausente e relacionamentos conturbados
Narcisistas também tendem a não possuir empatia, o que torna a maioria de seus relacionamentos conturbados e até abusivos. A falta de empatia é uma característica marcante do transtorno de personalidade narcisista, que influencia diretamente a forma como se relacionam com os outros.
Amor condicional e relacionamentos narcisistas
A questão sobre se os indivíduos com narcisismo são capazes de amar é complexa. Embora seja possível que demonstrem afeto, isso geralmente é condicional ao que podem obter em troca. Relacionamentos com narcisistas são marcados por egoísmo, autocentração e falta de empatia, onde tudo gira em torno das necessidades do próprio narcisista.
Identificando um relacionamento narcisista
Em relacionamentos românticos, o comportamento narcisista pode ser facilmente identificado. Apesar de inicialmente apresentarem características desejáveis, como sucesso e gentileza, tudo é feito visando benefícios pessoais a longo prazo. Para que o relacionamento funcione, é necessário que o narcisista se relacione com alguém igualmente narcisista ou extremamente dependente emocionalmente.
Diferenças de comportamento entre gêneros
Homens e mulheres narcisistas podem adotar estratégias diferentes. Enquanto as mulheres podem se vitimizar e usar o choro como forma de manipulação, os homens podem recorrer à força física e à manipulação psicológica agressiva. Independentemente do gênero, relacionamentos abusivos causam traumas e afetam a capacidade da vítima de se relacionar saudavelmente no futuro.
Sinais de um relacionamento com uma pessoa narcisista
O MinhaVida conversou com especialistas e compilou oito sinais que podem indicar que você está em um relacionamento com um narcisista. Um desses sinais é a falta de empatia com suas necessidades, característica central do comportamento narcisista. Ter empatia é fundamental para construir relacionamentos saudáveis e significativos.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo