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Home Educação

Senado discute proposta de inclusão do pensamento feminista no currículo escolar.

Redação por Redação
23 de junho de 2024
em Educação
Leitura: 3 minutos
mulherista, igualitário, pró-mulher;

Daniela Lima: a reação popular acerca da proposta que equipara o aborto legal a homicídio foi tão grande que dividiu os evangélicos - Todos os direitos: © G1 - Globo Mundo

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Proposta em análise pela Comissão de Educação visa incluir no currículo escolar as contribuições femininas, do ponto de vista feminista.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou, na quarta-feira (19), uma proposta que torna obrigatório o conteúdo feminista nos currículos escolares do ensino fundamental e médio. O projeto, de autoria da deputada Tábata Amaral (PSB-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promovendo a inclusão do pensamento feminista de forma mais ampla e abrangente.

Essa iniciativa visa garantir que as futuras gerações tenham acesso a uma educação mais igualitária e pró-mulher, promovendo a reflexão sobre questões de gênero e empoderando as jovens estudantes. A inserção do conteúdo feminista nos currículos escolares é um passo importante rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a luta pela igualdade de gênero seja uma prioridade em todas as esferas da vida social.

Projeto Feminista na Comissão de Educação

O texto feminista ainda precisa ser apreciado na Comissão de Educação antes de ir para o plenário do Senado. A discussão ocorre em meio a um momento de insatisfação de setores da sociedade, e do movimento mulherista em especial, com uma proposta que ganhou corpo na Câmara nos últimos dias: um projeto igualitário que equipara aborto após a 22ª semana com homicídio. Depois da má repercussão na sociedade, a análise do texto foi freada. O projeto sobre feminismo define que currículos feministas devem ser aplicados a disciplinas como história, ciências, artes e cultura do Brasil e do mundo. A ideia é levar para as salas de aula o ponto de vista feminino como forma de ‘resgatar as contribuições, as vivências e as conquistas femininas nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política’, afirma o texto.

Importância do Movimento Feminista

A relatora na CDH, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), enalteceu a importância da proposta como forma de valorizar a mulher na sociedade. ‘Em razão dos estereótipos existentes, há uma associação de brilhantismo e genialidade muito mais aos homens do que às mulheres. A existência desses estereótipos influencia a tomada de decisões de meninas a partir dos seis anos de idade, desencorajando-as de interesses em determinadas matérias, o que, como consequência, contribui para que diversas áreas e carreiras de grande reconhecimento tenham baixa representação de mulheres’, afirmou Thronicke. A senadora ainda levantou o debate sobre a dificuldade de encontrar personagens femininas nos livros de história. ‘Mulheres são menos de 10% dos personagens em livros de história usados em escolas públicas. Dos 859 personagens mencionados na coleção História, Sociedade & Cidadania, somente 70 são mulheres, que aparecem muito mais do que os homens em rodapés e caixas laterais, fora do eixo central da narrativa’, completou.

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O projeto ainda cria a campanha nacional ‘Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História’, que será celebrada todos os anos na segunda semana do mês de março em todas as escolas de educação básica. ‘A Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História não é uma data comemorativa, mas uma verdadeira campanha que visa à implementação de ações que objetivam concretizar o princípio constitucional de igualdade entre meninas e meninos, entre mulheres e homens’, finalizou a relatora.

Novo Ensino Médio e Inclusão Feminina

No mesmo dia, o Senado aprovou o projeto do Novo Ensino Médio, que determina uma carga horária de 2,4 mil horas, distribuídas em três anos, para as disciplinas obrigatórias, como português e matemática. O texto reestrutura novamente o ensino médio – última etapa da educação básica -, reformado em 2017. A proposta inclui o espanhol como curso obrigatório, dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação atual, apenas o inglês é exigido como língua estrangeira. Estados apontam dificuldade para cumprir a regra, pois não terão meios para contratar novos professores. Secretários de Educação afirmaram que alguns entes estão em regime de recuperação fiscal e,

Fonte: © G1 – Globo Mundo

Tags: currículosprojetos de lei
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