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O programa Ciência e Gestão selecionou 40 escolas públicas aleatoriamente. Confira os resultados!
Na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, a educação é prioridade. Recentemente, 16 mil estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma experiência inovadora e transformadora, com medidas simples e um custo anual bastante acessível: apenas R$ 45 por aluno. A reportagem que destacou essa iniciativa foi transmitida pela GloboNews no último domingo (7).
A valorização do ensino público e do aprendizado é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Em um cenário onde a educação é vista como um pilar essencial, iniciativas como essa no Rio de Janeiro demonstram como é possível promover mudanças significativas com investimentos conscientes. A colaboração de todos os setores em prol do ensino de qualidade é essencial para garantir um futuro promissor para nossos jovens.
Educação: Programa ‘Ciência e Gestão pela Educação’ na Prática
No vídeo acima, apresentamos uma versão estendida do programa ‘Ciência e Gestão pela Educação’, uma iniciativa inovadora fruto da parceria entre o Tribunal de Contas do Município do Rio e a Secretaria de Educação. Neste projeto, foram selecionadas aleatoriamente 40 unidades de ensino, com o objetivo de aprimorar a eficiência das escolas no cuidado com professores e alunos, visando a melhoria do aprendizado oferecido às crianças.
Felipe Puccioni, conselheiro do Tribunal de Contas e especialista em políticas públicas, buscou inspiração na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, para embasar o projeto. Sua pesquisa de doutorado analisou casos ao redor do mundo que evidenciam a importância da gestão escolar. Ele ressalta que o Brasil ainda enfrenta desafios, como o baixo investimento por aluno e a ineficiência nos gastos.
O programa contempla 23 práticas de gestão, incluindo análise de dados, definição de metas e orientação aos educadores, especialmente os que ocupam cargos de liderança. Os técnicos do programa capacitaram os gestores das escolas para utilizarem uma plataforma digital da Secretaria de Educação, que antes era subutilizada.
A plataforma classifica os alunos em quatro níveis: abaixo do básico, básico, adequado e avançado, facilitando a identificação do nível de cada estudante. Os resultados obtidos nas escolas participantes são impressionantes. Houve uma redução significativa de 29% na evasão escolar e um aumento expressivo de 60% na produtividade, tanto de professores quanto de alunos.
Destaca-se também o impacto positivo no aprendizado, com um avanço notável. Em apenas dois anos, os alunos alcançaram um progresso equivalente ao que levariam quatro anos para atingir. Felipe Puccioni destaca que, se todas as 136 mil escolas públicas brasileiras adotassem as práticas do programa, o nível de aprendizado poderia se equiparar ao de países europeus.
Cláudia Constin ressalta a importância de orientar os municípios no caminho para implementar boas práticas educacionais. O programa ‘Ciência e Gestão pela Educação’ demonstra que, muitas vezes, a falta de conhecimento sobre os métodos adequados é o principal obstáculo a ser superado para promover melhorias significativas na educação.
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Fonte: © G1 – Globo Mundo
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