Pasta investe R$ 98 milhões no Programa Nacional do Livro e Material Didático para Desenvolvimento da Educação.
A Educação é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na sexta-feira, 18 de abril, é uma data importante para promover a leitura e o aprendizado desde cedo. A Educação deve ser priorizada, e a literatura infantil é uma ferramenta valiosa para despertar o interesse das crianças pela leitura e desenvolver suas habilidades cognitivas. Além disso, a leitura pode ajudar a desenvolver a imaginação, a criatividade e a capacidade de expressão das crianças.
O Ensino da literatura infantil é uma parte importante da Educação, e os autores brasileiros que atuam nessa área desempenham um papel fundamental na formação das crianças. A Instrução adequada e o aprendizado contínuo são essenciais para o desenvolvimento das habilidades das crianças, e a leitura é uma ferramenta valiosa para alcançar esse objetivo. Aprender a ler é um passo importante para o sucesso das crianças, e a Educação deve ser priorizada para garantir que elas tenham as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos. Desenvolver a criatividade e a imaginação também é fundamental para o sucesso das crianças, e a literatura infantil pode ser uma ferramenta valiosa para alcançar esse objetivo.
Educação de Qualidade
A Educação é um direito fundamental, e o acesso a recursos de qualidade é essencial para o Ensino e o Aprendizado. Nesse sentido, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Educação Infantil desempenha um papel crucial, pois adquire e entrega obras da literatura infantil para crianças de escolas públicas de todo o país. Com um investimento superior a R$ 98 milhões, o PNLD Literário está levando 14.600.383 exemplares de literatura infantil a escolas públicas que atendem crianças da creche e pré-escola, beneficiando alunos de 87.512 escolas. Isso demonstra o compromisso do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a melhoria da Educação no Brasil.
A partir de 2023, o PNLD Literário passou a fazer parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), um programa criado para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino fundamental. O CNCA também visa recuperar as aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia, fortalecendo o desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos na escola. A literatura infantil é fundamental para proporcionar um ambiente lúdico e criativo que estimule a imaginação, promova a socialização e o respeito mútuo por meio do compartilhamento de histórias, e desenvolva habilidades de escuta, interpretação e expressão oral, contribuindo para a Educação de qualidade.
Desenvolvimento da Educação
As ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) incluem a implementação de Cantinhos da Leitura, espaços criados nas escolas para fomentar ambientes agradáveis e estimulantes que promovam o contato direto das crianças com os livros. Até março de 2025, mais de R$ 180 milhões foram investidos na instalação de 38 mil novos Cantinhos da Leitura nas salas de aula de 1º e 2º ano do Ensino fundamental em escolas de todo o Brasil. Isso demonstra o compromisso com a Educação e o Aprendizado das crianças. Além disso, o Material Didático e o Programa Nacional de Educação são fundamentais para o desenvolvimento da Educação no país.
No Distrito Federal, o Centro de Educação Infantil (CEI) Gavião desenvolve, desde 2018, o projeto Pique-Livros, que busca aproximar a escola e a comunidade, democratizar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, além de promover a valorização da cultura popular e fomentar a formação de mediadores de leitura em toda comunidade escolar. A iniciativa foi criada por uma professora, em 2018, a partir da percepção da necessidade de promover o acesso à literatura para a comunidade, crianças e jovens. O projeto trabalha todos os eixos transversais do currículo e são as crianças que escolhem seus livrinhos, contribuindo para a Educação e o Ensino de qualidade.
Compromisso com a Educação
A escola convida contadores de história e autores de literatura infantil que participam do projeto, desenvolvendo atividades como hospital do livro, espaços de leitura com cestas de livros, lanche coletivo, exposição de atividades e oficinas diversas. Na Educação infantil, os professores trabalham todos os campos de experiências por meio das brincadeiras e das vivências, contribuindo para o Aprendizado e a Instrução das crianças. A diretora da escola, Alice Gollo, acredita no poder transformador da literatura na Educação infantil, destacando a importância da Educação para o desenvolvimento das crianças. O Projeto Pique Livros fortalece os vínculos afetivos, valoriza a identidade das crianças, desperta a imaginação e favorece o letramento, demonstrando o compromisso com a Educação e o Desenvolvimento da Educação no país.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo